Curitiba será palco do 18º Campeonato Brasileiro de Karatê, que acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de setembro, no Ginásio do Círculo Militar. Contando com mais de 800 atletas, o Campeonato, que será realizado pela primeira vez na cidade, é organizado pela Federação Brasileira de Karatê e Federação de Karatê do Paraná.

Recém-alçado a categoria de modalidade olímpica, o Karatê vem cada vez mais encontrando espaço entre pessoas de todas as idades e classes sociais. Para Ubiratan Souza Lima, Presidente da Federação de Karatê do Paraná, esta é uma oportunidade única para incentivar ainda mais a prática do esporte em nosso estado. Ao trazer o Campeonato aqui para Curitiba, estamos reforçando nossa confiança na qualidade e na excelência do esporte amador paranaense, permitindo que atletas de todas as idades e categorias possam participar de uma competição de alto nível técnico.

O evento contará com a participação de atletas de diversos estados da Federação, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, que chega com a maior delegação, de 150 atletas. O Paraná chega com o segundo maior número de atletas do Campeonato, cerca de 100 praticantes em todas as categorias.

Para Márcio Fuscaldo, Presidente da Federação Brasileira de Karatê, a recente inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos do Japão é um reconhecimento mais do que merecido para os praticantes que se espalham por todo o mundo. O Brasil está entre as 10 melhores seleções de Karatê do mundo. Um campeonato de nível nacional como este que será realizado em Curitiba é uma chance para que novos talentos surjam e para que nomes se consolidem, avalia.

Para o 18º Campeonato Brasileiro de Karatê, as regras da competição seguirão as normas olímpicas. Além disso, os resultados aqui são classificatórios para outros campeonatos, como o sul-americano e o mundial. Estamos trabalhando firme para elevar ainda mais o nome de nosso país nas competições internacionais e nos Jogos Olímpicos, completa Márcio.

O evento é correalizado pela Provopar Estadual, com patrocínio da Sanepar e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e do 20º Batalhão de Infantaria Blindado – que está cedendo suas acomodações para 200 atletas de diversas federações regionais. De forma a incentivar a solidariedade nos dias do evento, o ingresso simbólico é a doação de um quilo de alimento não perecível – a doação é única e facultativa.