SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) decidiu implantar o árbitro de vídeo já na próxima rodada, marcada para os dias 23 e 24 de setembro, do Campeonato Brasileiro. A decisão foi tomada após o gol de mão marcado pelo atacante Jô na vitória do Corinthians sobre o Vasco por 1 a 0, no domingo (17), no Itaquerão, pela 24ª rodada da competição.

Nesta segunda-feira, Marco Polo Del Nero, presidente da entidade, se reuniu com o Coronel Marcos Marinho, chefe da comissão de arbitragem da CBF, e pediu que o sistema fosse implantado já para este final de semana. Antes de tomar a decisão, ele conversou com Eurico Miranda, mandatário do clube carioca.

“Em função da incidência de erros recentes que poderiam ser evitados com a utilização da tecnologia, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, reuniu a equipe, nesta segunda-feira (18), e determinou que o árbitro de vídeo seja aplicado o quanto antes nas partidas do Brasileiro”, disse a CBF em um comunicado no seu site. A reportagem tentou entrar em contato com o Coronel Marcos Marinho após a decisão divulgada pela CBF, mas não conseguiu. Ao “Globoesporte.com”, o chefe da arbitragem afirmou que o sistema será implementando na “rodada do final de semana.

“Não importa quanto custar. Vamos implementar. Antes da decisão de Del Nero, a intenção da CBF era implementar o árbitro de vídeo no futebol brasileiro em 2019. A nova previsão foi definida após as experiências feitas em diversas competições espalhadas pelo mundo até o momento. 

Marinho afirmou que aguardava para definir a data exata após a Fifa e a Ifab (Internacional Football Board), órgão que regulamenta as regras do futebol), definir as exigências necessárias para a implantação da tecnologia em uma competição oficial.

Em março, o órgão analisará todos os relatórios enviados pela entidade que comanda o futebol mundial nas competições para definir a utilização do mecanismo ou não na Copa do Mundo-2018.  “Vamos esperar o que a Fifa e a Ifab vai estabelecer para ter a certificação do árbitro de vídeo para uma competição oficial. Depois desses protocolos, vamos partir para o planejamento em relação aos custos”, disse o Coronel Marcos Marinho no final da manhã desta segunda-feira. Ele estima que os gastos para a utilização do árbitro de vídeo custará em torno de R$ 30 mil por partida. A Série A do Brasileiro tem 380 jogos, o que totalizaria algo em torno de R$ 11,5 milhões.