Começou ontem a 36ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro Editora UFPR. O evento, que segue até sábado, já faz parte da agenda cultural de Curitiba e este ano traz diversas atrações. Vários nomes já foram confirmados para o evento, que também transformou a Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da UFPR. Uma grande estutura foi montada para os eventos, se assemelhando a um grande circo no Centro da Capital.
A programação traz apresentações artísticas, exposições, oficinas e palestras. Autores e personalidades convidadas participam ainda de bate-papos, lançamentos de livros e mesas redondas. Alguns dos destaques do evento são o mini-curso sobre as obras literárias selecionadas para o Vestibular da UFPR, no sábado, e a Roda de leitura de autores angolanos, na quarta-feira.
40 mil
O evento ocorre simultaneamente em Curitiba e em outras 22 cidades paranaenses. Neste ano, a programação traz como tema central a Literatura e(m) movimento: travessias do tempo e do espaço.
Durante seis dias, reuniremos mais de 425 atividades, entre mesas-redondas, oficinas, apresentações artísticas, exibição de filmes, entre outras; com a presença de mais de 160 convidados, além de livrarias e editoras universitárias presentes, revela a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Maristela Massaro Carrara Bruneri.
Em todo o estado, editoras e livrarias comercializarão livros com descontos sobre o valor de capa. A expectativa é que em todo o evento, nas 23 cidades, mais de 40 mil livros sejam comercializados.