MARCOS PEREIRA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Cruzeiro tem uma semana cheia de decisões importantes que vão refletir seu futuro. A primeira delas acontece nesta quarta-feira, às 19h30, quando o time mineiro encara o Coritiba, no estádio Couto Pereira, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida virou importante para o Cruzeiro por causa da má fase vivida pelo Corinthians, o líder do Brasileiro.

Com 11 pontos de desvantagem para a ponta, ocupando o quinto lugar, o time de Mano Menezes voltou a sonhar com o título, faltando dez rodadas para o fim. E para isso, tem o bom momento a seu favor, já que é o melhor time do returno da competição, com 20 pontos em nove jogos. A sequência da semana ainda promete emoções para os cruzeirenses.

Na quinta-feira, Mano Menezes pode responder à proposta de renovação contratual, e, três dias depois, será a vez de duelar com o arquirrival Atlético-MG no Mineirão. Diante do Coritiba, o Cruzeiro defenderá oito jogos de invencibilidade -seis vitórias e dois empates- com alguns problemas. O atacante Alison e o volante Romero sentem problemas musculares e não devem viajar. Outro desfalque da equipe é o goleiro Fábio.

Pelo Coritiba, a situação é desesperadora. O time alviverde, que já chegou a ocupar o terceiro lugar neste campeonato, é atualmente o penúltimo e está afundado na zona de rebaixamento. Com 28 pontos, a equipe de Marcelo Oliveira tem quatro a menos que a Chapecoense, a primeira fora desse grupo. Para completar, o Coritiba ainda não venceu no returno -seis derrotas e três empates- e tem problemas na escalação.

Marcelo Oliveira, que foi mantido no cargo após a derrota na rodada passada para o Grêmio, não contará ainda com os atacantes Kleber, Alecsandro e Geterson, todos contundidos.

A única novidade é a volta do lateral-direito Léo, que cumpriu suspensão. O duelo desta quarta-feira ainda é especial para Marcelo Oliveira por se tratar de um reencontro com o Cruzeiro. Pelo time mineiro, o treinador viveu seu auge profissional ao conquistar o bicampeonato brasileiro em 2013-14. Agora, tem de vencer a ex-equipe de qualquer jeito antes dos difíceis compromissos como visitante, diante de Vasco e Sport, nas rodadas seguintes.

CORITIBA Wilson; Léo, Cleber Reis, Werley, Carleto; Jonas, Alan Santos, Matheus Galdezani, Tiago Real; Rildo, Henrique Almeida. T.: Marcelo Oliveira

CRUZEIRO Fábio; Ezequiel, Digão, Manoel, Diogo Barbosa; Henrique, Hudson, Rafinha, Arrascaeta, Thiago Neves; Rafael Sóbis. T.: Mano Menezes

Estádio: Couto Pereira, em Curitiba

Horário: 19h30 (de Brasília) desta quarta-feira

Juiz: Marcelo de Lima Henrique (RJ)