O Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias – Seminário Biblioteca Viva – chega a sua 10ª edição com programação especial e participação de convidados internacionais. O evento, que reúne cerca de 700 bibliotecários, profissionais de bibliotecas, dirigentes de cultura e estudantes de todo o país, será nos dias 23, 24 e 25 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, e visa debater práticas de biblioteca, livros, mediação e território de leitura.  Realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), o Seminário é organizado pela SP Leituras, com apoio institucional do Goethe-Institut.

Entre os convidados, estão o escritor André Vianco, que participa de bate-papo no dia 23, segunda-feira, e a cartunista Laerte Coutinho, que estará no Seminário no dia 25, quarta-feira. Romancista, roteirista e diretor de cinema e televisão, especializado em literatura de terror, sobrenatural e vampiresca, Vianco falará sobre seu trabalho e trajetória como escritor, além do lado denso e psicológico de suas obras. Já Laerte, cartunista, com trabalhos publicados em veículos como O Pasquim, O Bicho, e os jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, irá discorrer sobre sua carreira e a militância em torno das questões de gênero. 

Pela primeira vez, o seminário terá uma palestra virtual,  ministrada pela croata Mirela Roncevic no dia 24, terça-feira. Editora e idealizadora do projeto Free Reading Zone e da Biblioteca Virtual para a Croácia, Mirela falará sobre zonas livres de leitura. A mediação presencial será de Liliana Giusti Serra, doutoranda em Ciência da informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

No mesmo dia, a bibliotecária francesa Mélanie Archambaud irá relatar experiências e apresentar novas formas de mediação de leitura realizadas na rede de bibliotecas públicas de Bordeaux, na França. O tema da palestra será aprofundado no curso de imersão, com a participação das especialistas Bianca Santana e Amanda Leal de Oliveira.

Leandro de Sagastizábal, presidente da Comissão Nacional de Bibliotecas Populares da Argentina vai falar sobre articulação do Estado e sociedade para promoção da leitura na Argentina. Sagastizábal participará também de uma mesa-redonda, no dia 25, com Isabel Santos Mayer, do LiteraSampa, rede que conta com 14 bibliotecas comunitárias e duas escolares. O debate pretende identificar pontos de convergência entre as diversas tipologias de bibliotecas para melhorar os serviços e conquistar mais leitores.

A educadora Tia Dag, da Casa do Zezinho, e o escritor Marcos Lopes, do Projeto Sonhar, vão ministrar a palestra Novos Territórios da Leitura: Onde Estão?na segunda-feira, 23, às 14h15. Ambos atuam na periferia de São Paulo e falarão sobre territórios em conflito, jovens, adolescentes e famílias vulneráveis.

Ainda no dia 23,às 15h30, a bibliotecária alemã Gabriele Ceseroglu, que atualmente dirige um projeto de incentivo à leitura em várias línguas na Biblioteca Pública de Colônia, irá palestrar sobre a biblioteca e seus desafios como território cultural impactado por ondas migratórias.  Ceseroglu atuou durante anos com famílias estrangeiras que chegam à Alemanha vindas de territórios em conflito. Ela também conduzirá curso de imersão sobre interculturalidade e multilinguismo com a participação do educador José Queiroz, da Comunidade Cultural Quilombaque, e da bibliotecária Maria Elizabeth Pedrosa, da Biblioteca Pública Padre José de Anchieta. A mediação será de bibliotecária Ana Teresa Sannazzaro, do Goethe-Institut.

Além das palestras, o Seminário contará também com intervenções artísticas da Cia. Ilustrada, do grupo Famiglia Fodacci e do Clã Estúdio e exposição de pôsteres. Bibliotecas públicas e comunitárias da capital, interior paulista e dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná participam apresentando seus cases ao longo da programação.

As inscrições são gratuitas e todas as palestras de convidados estrangeiros contarão com tradução simultânea. Para mais informações, acesse www.bibliotecaviva.org.br.

 

Serviço

10º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias Seminário Biblioteca Viva

Data: 23 a 25 de outubro de 2017

Local: Centro de Convenções Rebouças – Grande Auditório e Auditório Vermelho

Rua Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 23 – Cerqueira César – São Paulo – SP, próximo ao Metrô Clínicas

Realização: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura) e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB)

Execução: SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura

Apoio institucional: Goethe-Institut São Paulo

Inscrições: www.bibliotecaviva.org.br.

 

Veja a programação completa:

 

23 de Outubro

08h30 – Intervenção artística com Cia. Ilustrada

09h00 – Abertura oficial

09h30 – Palestra 1 – Novas formas de mediação nas bibliotecas francesas

10h45 – Biblioteque-se com André Vianco

11h45 – Apresentação painéis selecionados

14h15 – Palestra 2 – Novos territórios da leitura: onde estão?

15h30 – Palestra 3 – A biblioteca como território cultural

16h45 – Apresentação painéis selecionados

 

Dia 24 de Outubro

8h30 – Intervenção artística com Famiglia Fodacci

9h00 – Objetivos para o desenvolvimento sustentável – As bibliotecas e a Agenda ONU 2030

9h30 – Palestra 4 – Bibliotecas Populares: um projeto de articulação entre a sociedade e o Estado para a leitura

10h45 – Palestra virtual – Livre para ler (Free to Read)

11h30 – Apresentação painéis selecionados

14h30 – Curso de imersão 1 – Novas ideias e formas de mediação nas bibliotecas

14h30 – Curso de imersão 2 – A biblioteca como território cultural: interculturalidade e multilinguismo

 

25 de Outubro

08h30 – Intervenção artística com Clã Estúdio

09h00 – Mesa-redonda – Popular/Comunitária/Pública: como unir tipologias, potenciais e leitores?

10h15 – Palestra 5 – Nossas histórias, nossa memória

11h30 – Apresentação painéis selecionados

14h00 – Biblioteque-se com Laerte Coutinho

15h00 – Apresentação painéis selecionados