O maior colégio do Estado, o Colégio Estadual do Paraná (CEP) , amanheceu ocupado nesta sexta (20) por estudantes. A invasão aconteceu na noite de quinta (19) e pegou muitos alunos de surpresa. Muitos alunos não concordaram com o movimento, estão entrando no colégio e houve bate-boca. Policiais militares estão no local para garantir a segurança mas, segundo informações extraoficias, não devem intervir. 

Relembre as ocupações de 2016

Segundo os organizações, a ocupação chamada de cultural é de apenas um dia.  “Desde o ano passado aconteceram diversos ataques à educação, tais como a Reforma do Ensino Médio, Escola sem Partido, PEC do congelamento de gastos, hoje só temos mais motivos para lutar! Não só pela revogação dessas imposições como estamos nos unindo para cobrar o passe livre estudantil e mais autonomia dentro das escolas. Nesse momento de retirada de direitos, os secundaristas como um todo precisam pensar em conjunto para que o ensino público não seja mais precarizado, e por esse motivo a decisão da ocupação simbólica não deve ser banalizada”, diz comunicado dos organizadores do protesto. A invasão também serve para lembrar a ocupação dos colégios há um ano, quando os estudantes chegaram a ocupar 840 escolas estaduais em todo o Estado. Na ocasião, o CEP ficou ocupado durante um mês. 

Os manifestantes prepararam uma agenda cultural para toda a sexta-feira (veja abaixo) . A organização convocou outros colégios para o protesto de um dia, mas ainda não há balanço sobre ocupação em outras escolas,