O músico Vina Lacerda apresenta, no mês de novembro, ações que marcam o  lançamento do DVD Ritmos Brasileiros para Cajón. Estão programados, no Conservatório de MPB de Curitiba, nos dias 10 e 11 de novembro,  um workshop ministrado pelo percussionista sobre o material de criação do DVD e práticas para a construção do instrumento cajón, com participação de Eduardo Sallum e, no dia 26 de novembro, às 11h30, também no Conservatório de MPB de Curitiba, o show de lançamento do DVD, com Vina Lacerda e os músicos  Gabriel Schwartz, André Ribas, Vinicius Chamorro, Glauco Solter, Julião Boêmio, com participação especial de Luis Otávio Almeida. O show e o workshop tem entrada gratuita.

O projeto, uma ação de pesquisa ligada à aprendizagem e à performance musical, apresenta um material didático composto por  DVD, Blu-Ray, além do lançamento de um aplicativo sobre o cajón, um instrumento de percussão que, embora esteja ao alcance dos interessados, não possui um material de instrução referencial para seu estudo.

Vina Lacerda, a partir da lacuna de referenciais de estudo, cria um material com uma série  de ritmos brasileiros adaptados ao instrumento. Ritmos Brasileiros para Cajón, tem a intenção de ser um guia para o estudo da diversidade dos ritmos e da música brasileira. Aborda alguns  dos mais populares gêneros musicais do Brasil, apresentado didaticamente a inserção do cajón na música brasileira através de uma série de padrões rítmicos utilizados em alguns gêneros musicais. 

No DVD são apresentadas partituras expositivas e  uma série de  playalong para a prática num contexto musical, utilizando um mosaico de instrumentos em temas compostos a partir de gêneros musicais brasileiros. O músico Vina Lacerda  contou com o trabalho de composição  de Luis Otávio Almeida. Almeida que compôs   22 temas didáticos além dos  temas presentes no concerto musical que acompanha  o material educativo.  A sessão bônus, com ritmos do universo da música POP,  conta com temas de autoria de Vadeco Schettini.  Os músicos Glauco Solter, Sergio Albach, André Ribas, Gabriel Schwartz, Vinicius Chamorro, Julião Boêmio e Henrique Peters integram o projeto. 

Além do DVD, é oferecido ao público uma plataforma no formato de aplicativo para tablet,  disponibilizado em português e inglês, impulsionando ainda mais a possibilidade de alcance do projeto. Parte do conteúdo do projeto será disponibilizado gratuitamente através  do aplicativo. 

Vina Lacerda, fala sobre o projeto:

Conheci o cajón em 2001 e por ele me apaixonei. Depois de anos estudando o instrumento e sua infinita variedade de ritmos e estilos musicais onde está presente, resolvi adaptar alguns ritmos brasileiros no cajón. Este novo material intitulado Ritmos Brasileiros para Cajón, tem a intenção de ser um guia para o estudo da diversidade dos ritmos e da música brasileira. Abordando alguns daqueles que acredito serem os mais populares gêneros musicais de meu país, apresento padrões rítmicos característicos e suas aplicações em diversos contextos musicais.

A oficina de práticas e construção do cajón acontecem no Conservatório de MPB de Curitiba, nos dias 10 e 11 de novembro, com entrada franca.

O show de lançamento, programado para o dia 26 de novembro, às 11h30, também no Conservatório, passeia por diversos ritmos brasileiros a partir do cajón.

Todas as ações tem entrada franca.

O projeto é realizado com o incentivo do Positivo,  através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

 

 

 

SERVIÇO

 

WORKSHOP DE LANÇAMENTO DO DVD RITMOS BRASILEIROS PARA CAJÓN

 

dia 10/11 das 17:30 às 20:30 e  11/11 das 10:00 às 13:00, no Conservatório de MPB de Curitiba. ENTRADA FRANCA

 

CONCERTO DE LANÇAMENTO DO DVD RITMOS BRASILEIROS PARA CAJÓN 

 

Dia 26 de novembro,  às 11:30 no Conservatório de MPB de Curitiba. ENTRADA FRANCA.

 

Informações: 33213315 / www.conservatóriodempb.com.br