EDUARDO SODRÉ, ENVIADO ESPECIAL
TÓQUIO, JAPÃO (FOLHAPRESS) – A nova geração do Civic SI chega ao Brasil em 2018. A confirmação foi feita nesta segunda (23) por Issao Mizoguchi, presidente da Honda na América do Sul.
A versão à venda no mercado nacional será a cupê (duas portas), com motor 1.5 turbo a gasolina de 208 cv. O início da comercialização está previsto para o segundo trimestre de 2018.
De acordo com Hideki Matsumoto, engenheiro-chefe de produto para a linha Civic, o carro está 25% mais rígido que o modelo anterior, o que reduz a torção da carroceria e ajuda a melhorar o desempenho.
Matsumoto também afirmou que os apoios laterais dos bancos dianteiros foram reforçados para reter melhor o motorista nas curvas.
A grade frontal preta lembra a utilizada no Civic Sport nacional –que usa motor 2.0 flex–, mas o para-choque com grandes entradas de ar não deixam dúvida de que há algo a mais sob o capô.
O interior tem forrações escuras com detalhes em vermelho, típico dos esportivos da marca japonesa.
Contudo, o tecido usado nos bancos e os plásticos da cabine parecem mais simples do que o material utilizado nas demais versões do Civic nacional –a versão SI será importada do Canadá.
Durante um teste curto em pista fechada, o Honda mostrou as mesmas características de seus antecessores: um câmbio de seis marchas com engates curtos e uma embreagem mais leve que o esperado para um carro esportivo com caixa manual.
Os amortecedores trazem uma válvula que permite alterar sua rigidez de acordo com o modo de condução escolhido eletronicamente.
O preço do Civic SI no Brasil ainda não foi definido. A geração anterior (2015) custava R$ 120 mil.