Há 108 anos nascia o futebol paranaense. É que foi no dia 24 de outubro de 1909 que se disputou a primeira partida oficial do esporte bretão no estado do Paraná. Naquela tarde, o Foot-Ball Club Ponta-grossense mediu forças com o Clube Teuto-Brasileiro de Curitiba. A partida foi disputada em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais.

Às 15 horas daquele dia, as arquibancadas do campo do Alto do Cemitério Municipal estavam repletas de espectadores que se derramavam pelos lados do campo do ‘foot-ball’ e todos pareciam ansiosos o início do match, relata o jornal Diário da Tarde em 26 de outubro daquele ano.

De um lado o time da casa, constituído especialmente para o jogo contra os curitibanos, com funcionários ingleses que administravam a Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande em Ponta Grossa e jovens do Tiro de Guerra 21, precursos dos batalhões militares da cidade. Do outro, um time de jovens descentes de alemães que residiam em Curityba, uma cidade então com 61 mil habitantes, apenas a 11ª maior capital da República dos Estados Unidos do Brasil.

Às 15h05, o árbitro A. Flygare assinalou o início da partida. Nos primeiros minutos, um confronto frouxo, notando-se certa vacillação de ambos os lados, reporta o Diário da Tarde. Depois da primeira oportunidade de gol para os teutos, porém, o match se animou extraordinariamente, prendendo a attenção dos assistentes que seguiam arfantes, as diversas peripecias e situações.

O primeiro gol saiu aos 17 minutos, com o Ponta-grossense largando na frente ao Charles Wright aproveitar o passe de S. Jardim com um chute forte. Ainda antes do intervalo, o time de Curitiba teve a chance do empate, mas parou no goleiro Ayres. Era um golpe perigoso e quasi certo os teutos marcariam um ponto si não fôra a defesa do goal Keeper.

Às 15h45, fim do primeiro tempo, com a partida reiniciando 13 minutos depois. Os curitibanos, que permaneceram a maior parte do tempo na defesa, partiram ao ataque. O gol de empate, porém, não saiu. Se não conseguiram marcar pontos, devem simplesmente ao não conhecimento do terreno e ao acaso, pois alcançaram fazer a bola ir 4 vezes de encontro ao poste do goal.
Às 16h55, o apito do juiz Flygare assinalou o fim da partida, com vitória por 1 a 0 do Foot-Ball Pontagrossense.

Fundação do Coxa
Foi a partir do confronto em Ponta Grossa que nasceria o Coritiba Football Club. É que no dia seguinte ao jogo, os jovens do Clube Ginástico Teuto-Brasileiro Turnverein passaram a discutir a possibilidade de criar um novo clube, dedicado exclusivamente ao futebol. A agremiação, chamada inicialmente de Coritibano Foot-Ball Club, foi oficializada em 28 de outubro. Seu aniversário, porém, é até hoje celebrado em 12 de outubro, dia em que os jovens que atuariam nos Campos Gerais se reuniram para acertar os detalhes da viagem.