Depois de três meses de obras, a reciclagem do asfalto da Rua Mateus Leme está praticamente concluida e, agora, a via prepara-se para se transformar num binário com a Rua Nilo Peçanha. A mudança deve vir até o final deste ano, quando a Mateus Leme ganha sentido único da Rua Treze de Maio, no São Francisco, até a a Rua Evaldo Wendler, no São Lourenço, sentido bairro, e a Nilo Peçanha, em direção ao Centro a partir da Evaldo Wendler e se interligando à Trajano Reis, na área central.
Por meio de sua assessoria, a Secretaria Municipal de Obras Públicas informou que a data certa para a mudança ainda está em estudo, mas que certamente acontecerá até o final deste ano. Mas, desde a semana passada já é possível ver sinais da transformação futura. A via começa a ser preparada e já está com semáforos invertidos no sentido bairro.
Também na semana passada a Prefeitura iniciou o trabalho para informar os usuários da via sobre as mudanças futuras com a distribuição de panfletos explicando como serão os acessos às ruas que cortam a Mateus Leme. Na Rua Nilo Peçanha alguns cruzamentos já indicam proibição de covnersão em algumas das ruas que a cortam, já prevendo o binário.
Investimento
A remodelação da Mateus Leme começou no dia 2 de agosto. A Prefeitura investe R$ 1,6 milhão na obra que abrange cerca de 3,1 quilômetros de extensão. A rua é uma das principais ligações dos bairros São Francisco, Centro Cívico, São Lourenço e Abranches.
Milhares de veículos circulam todos os dias pelas ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha. Segundo dados da Setran, o volume médio de veículos por dia pela Mateus Leme é de 22 mil carros (11,7 mil sentido bairro, e 10,3 mil no sentido Centro).Pela Nilo Peçanha circulam diariamente 12,7 mil veículos (5,9 mil no sentido bairro e 6,8 mil no sentido Centro).
Meia pista
As obras de recuperação do asfalto da Rua Estados Unidos, no Bacacheri, vão provocar alterações de trânsito, hoje. Na Rua Estados Unidos o trânsito ficará em meia pista no cruzamento com a Rua Nicarágua, a partir das 9 horas. O trabalho deve ser concluído até o final da manhã.
Depois, a pavimentação terá continuação pela Rua Estados Unidos da Nicarágua até a Avenida Prefeito Erasto Gaertner. Nesta quadra o tráfego será feito em meia pista também. As obras serão feitas das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.