Desde o início do ano, a Prefeitura trabalha para transformar a realidade das famílias curitibanas mais vulneráveis nas áreas da assistência social e do trabalho e emprego. E, como várias cidades no mundo, vive o desafio de acolher as pessoas em situação de rua, ofertando serviços básicos como higiene, alimentação e acolhimento, mas também oportunidades que possam dar uma nova perspectiva a cada uma delas.
Quatro unidades de acolhimento noturno foram criadas na cidade neste ano (Casas de Passagem Bairro Novo e Rebouças e as Repúblicas Pioneiros e Boqueirão). Com elas, Curitiba agora conta com 676 vagas para acolher os moradores de rua.
Também foi criado o Expresso Solidariedade, ônibus adaptado que abriu as portas para voluntários servirem alimentação às pessoas em situação de rua. Em seis meses de funcionamento aproximadamente 63 mil refeições foram ofertadas. Já a Campanha do Agasalho de 2017 bateu recorde de arrecadação, com 730 mil peças de roupas, calçados e cobertores doados.
Em busca da inclusão das pessoas em situação de rua à sociedade, a Prefeitura oferece a este público capacitação para o trabalho. Três turmas do programa Mobiliza já foram ofertadas, com dicas sobre motivação, relacionamento interpessoal, como fazer currículo e se comportar em uma entrevista de emprego.

Proteção social e garantia dos direitos de todos

Com uma grande rede formada por equipamentos de proteção social, o município trabalha para a garantia de direitos de crianças e adolescentes, mulheres, pessoas idosas, famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social. Para qualificar o atendimento aos adolescentes afastados das famílias e sob medida de proteção, a Prefeitura implantou a Casa do Piá IV, no Alto Boqueirão, que acolhe meninos de 14 a 18 anos incompletos. E também neste ano inaugurou o novo prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Boa Vista; constrói os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Bairro Alto, Vila Verde e Monteiro Lobato e começou a adequação do espaço para implantação do Creas Tatuquara.
Liceu de Ofícios foi reativado
O programa Liceu de Ofícios, que oferta cursos de qualificação profissional, foi reativado, depois de ter sido encontrado sem recursos e com unidades paralisadas. Em 2016, Curitiba tinha 5,8 mil vagas em cursos profissionalizantes. O número dobrou e neste ano foram ofertadas 12 mil vagas.

Unidades criadas neste ano
Acolhimento (dormir, fazer higiene e alimentação):
Casa de Passagem Bairro Novo – 150 vagas
Casa de Passagem Rebouças – 80 vagas (funcionou durante a Ação Inverno)
República Pioneiros – 10 vagas
República Boqueirão – 15 vagas
Atendimento diurno (higiene, alimentação e encaminhamentos para outros serviços)
Centro POP Bairro Novo – 70 vagas