O embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, e a seleção master de futebol do país foram recebidos pelo governador Beto Richa nesta terça-feira (22), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. A seleção está em Curitiba para um amistoso beneficente que acontece nesta terça-feira (23), em Santa Felicidade, com a renda revertida para o hospital Pequeno Príncipe.

Ao saudar a seleção, o governador destacou o papel dos imigrantes ucranianos no desenvolvimento do Paraná. Temos grande admiração e gratidão à comunidade ucraniana, que tem um papel significativo na cultura paranaense e dá grandes contribuições para o desenvolvimento do nosso Estado, afirmou. Ficamos felizes e honrados com a presença do time ucraniano no Paraná, disse ele, lembrando que muitos jogadores integraram a seleção principal da Ucrânia e participaram de algumas copas do mundo.

O papel do futebol nas relações de amizade entre os países foi destacado pelo embaixador Tronenko. A seleção máster chegou com uma missão de amizade, para mostrar que o povo ucraniano é da paz e, assim como o brasileiro, gosta de futebol. O esporte tem o poder de conquistar pessoas de qualquer idade, afirmou. É uma honra para a seleção vir ao país do futebol, para muitos jogadores esta é a primeira visita ao Brasil, contou.

O Paraná conta com uma das maiores comunidades ucranianas do mundo, com cerca de 500 mil descendentes vivendo no Estado. Atualmente, cerca de 20 jogadores brasileiros atuam na primeira liga do futebol da Ucrânia.

AMISTOSO – A partida em Curitiba é organizada pelo ex-campeão mundial de boxe Macaris do Livramento. Os ucranianos vão enfrentar um time com ex-jogadores dos principais clubes da capital que fizeram história no futebol paranaense. O jogo acontece às 20 horas, no campo do Triestre, em Santa Felicidade, e os ingressos custam R$ 20,00.

Além de Curitiba, os ucranianos jogam um amistoso marcado na cidade de Santos (SP), na quarta-feira (24).

Clique aqui para ver a lista de jogadores confirmados.