O acesso ao entorno do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ficará restrito a partir das 12 horas de hoje, véspera do julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá (SP). A restrição no perímetro será por via aérea, terrestre e naval, segundo o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer.
O ex-presidente afirmou ontem que viajará a Porto Alegre hoje, véspera do julgamento. Amanhã (terça) vou a Porto Alegre agradecer a solidariedade do povo que está se manifestando, declarou Lula em encontro com sindicalistas realizado no Instituto Lula, na zona Sul da capital paulista. Aeronaves farão o monitoramento do espaço aéreo e embarcações das forças de segurança já estão sendo posicionadas na orla do Rio Guaíba, nas imediações do TRF-4. Há, inclusive, a possibilidade de se utilizar aeronaves para o transporte dos desembargadores até a Corte, caso haja risco ou impedimento para o transporte rodoviário.
Por via terrestre, a restrição ao perímetro do TRF-4 será demarcada por meio de gradis, além da presença de efetivo policial. Haverá apenas um acesso ao local, para pessoas previamente cadastradas.
Schirmer afirma que atiradores de elite vão ficar no topo de edifícios próximos ao perímetro com a função de observadores, filmando e fotografando os manifestantes. A presença de atiradores de elite faz parte de qualquer processo de prevenção. Atirador de elite é na verdade um observador. Vai atirar em último caso numa condição expepcionalíssima. Ele é observador de espaço físico do que está acontecendo. Vai ficar nas partes mais altas. Vamos trocar a expressão por observador privilegiado, inclusive fotografando e filmando, afirmou. O perímetro ficará isolado o tempo necessário para garantirmos a ordem e a segurança ao TRF-4, disse o comandante-geral da Brigada Militar, Andreis Dell Lago.