Uns iniciando a vida a dois, outros formalizando uma união de longa data. Cada um com sua história, ao todo, dois mil casais se reuniram para dizer sim na noite desta sexta-feira (23) na Arena da Baixada. Eles fizeram parte do maior casamento coletivo da cidade, promovido pelo programa Justiça no Bairro, que está na 16ª edição e este ano faz parte da comemoração dos 325 anos de Curitiba.

Nunca tive tanta gente em um casamento meu, divertiu-se a vendedora Marlene Conrado, 53 anos, sobre o público de 20 mil pessoas que acompanhou a cerimônia. Ela está em seu terceiro casamento. E é a terceira vez com o mesmo cônjuge, o pintor Sérgio Roberto Conrado, 57. Nos conhecemos há 34 anos, temos dois filhos. Chegamos a nos divorciar duas vezes, mas resolvemos, pela terceira vez, nos casar. E desta vez é uma emoção diferente, contou.

Promover essa emoção é o objetivo da ação, destacou a desembargadora Joeci Machado Camargo, coordenadora do programa. Nós, o Poder Judiciário, junto da Prefeitura e outros parceiros, estamos fazendo nossa parte no contexto social que é muito importante, que é o de construir a felicidade.

A cerimônia não teve custo para os noivos, mas exigiu deles a tarde de preparativos com o traje para que a realização do sonho fosse completa – ternos e fraques para eles, vestidos brancos com brocados, bordados e rendas, além de grinaldas e buquês para elas.

O esforço valeu a pena, garantiu o casal Gabriela Staffen, 19, e Jean Henrique dos Santos, 24, moradores do Tatuquara. Dá uma ansiedade, não escondeu ele, momentos antes de trocar as alianças.

O evento é uma iniciativa é do programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná, em parceria com cartórios de registro civil, Prefeitura de Curitiba, Fecomércio-PR, Sesc-PR, Senac-PR e do Clube Atlético Paranaense.

Estiveram presentes ao casamento coletivo a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; a coordenadora de Políticas para Mulher da Prefeitura, Terezinha Beraldo Pereira Ramos; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Renato Braga Bettega; a procuradora do Ministério Público do Paraná Jacqueline Batisti; a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho, Rosemarie Dietrich Pimpão; o presidente do Clube Atlético Paranaense, Luiz Sallim Emed; presidente da Fecomércio, Darci Piana; o capelão do Tribunal de Justiça do Paraná, Padre José Aparecido Pinto e a pastora da Primeira Igreja Batista de Curitiba, Erika Cecconi Borges Massa Checan.