Muitas vezes sou abordada na rua com a seguinte pergunta. Ela morde? Hoje tenho mais segurança em dizer que não, mas apenas nos casos em que a minha cachorra está no chão. Se ela estiver no meu colo, não me arrisco. Eu sei que é tentador fazer um carinho naquela coisinha mais linda, principalmente quando ela volta do pet shop com laçarotes coloridos. Mas por causa disto quase fui expulsa de um Asilo quando resolvi levar a Bebel para alegrar as velhinhas.

Com esta cachorrinha, na foto acima, é a mesma coisa. Parece inofensiva, mas é melhor não se aproximar. Ela poderá te dar um susto. Naquele estilo “cão que ladra, não morde”, mas faz um barulho danado. Ela realmente não gosta de interagir com estranhos. Nem gente, nem cachorro. O negócio dela é ficar com os donos. O medo justifica este comportamento. E a criação também.

O ciúmes, sentimento tão comum da raça humana, não pode ser atribuído aos cães. Geralmente, o animal ataca quando se sente ameaçado. Resolvi me aprofundar neste tema e fui conversar com quem entende do assunto.

Confira a entrevista com o zootecnista Paulo Parreira, coordenador e professor da Especialização em Manejo Comportamental de Cães e Gatos da PUCPR, inédita no Brasil.

– Cachorro sente ciúmes?

Na verdade o ciúme, como sentimento humano, não. O animal na verdade pode se sentir frustrado quando percebe que seu lugar está ameaçado.

– O que leva o animal a atacar alguém quando está no colo do dono ou próximo a ele?

O medo geralmente é o principal motivo. Cães que ficam muito no colo do dono, passeiam desta forma o tempo todo, normalmente são pouco socializados e por isso inseguros. O “ataque” neste caso é a melhor defesa!

– Como evitar este tipo de comportamento?

Socializando o animal. Cachorro foi feito para interagir com outras pessoas e animais, desde cedo. É naturalmente um animal social. Barreiras à esta interação, criadas pelo dono, geralmente favorecem o surgimento de comportamentos agressivos.

– É possível mudar o comportamento do animal mesmo ele sendo adulto?

Sim, desde que haja um real comprometimento e participação do dono. Uma severa mudança de atitude e de ambiente deverá ser implantada. Um cão adulto pode sim ser socializado, porém o processo é mais lento e pode não trazer os resultados esperados.

– Alguma dica? Ou como não reforçar este tipo de comportamento?

O dono deve socializar o seu cão desde cedo, mostrando a ele que este comportamento não será aceito. Deve também avisar às pessoas, principalmente crianças, que o cão morde, evitando assim acidentes.