Com o objetivo de fortalecer ainda mais a humanização nos hospitais do Grupo Marista, o Projeto Amigo Bicho estreou na Santa Casa de Curitiba em ritmo de festa junina. A primeira visita aconteceu no dia 19 de junho e deve se repetir duas vezes por mês. Além do hospital mais antigo do Paraná, que acaba de completar 135 anos, os cães já atuam no voluntariado do Hospital Universitário Cajuru, da PUCPR.

O coordenador do Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Curitiba e professor do curso de Medicina da PUCPR, Felipe Tuon, esclarece que “os animais são vacinados e limpos e que não oferecem risco à saúde dos pacientes”.  A regra para participar do Projeto é passar por avaliação comportamental, tomar banho antes das visitas e esterilizar as patinhas pouco antes de entrar no hospital.

 Já escrevi sobre o Projeto Amigo Bicho no Blog Papo Pet muito antes de ele integrar estas duas instituições de saúde. Volto a falar dele, pois acredito realmente em sua importância e no engajamento de seus voluntários, principalmente na dedicação da idealizadora, a médica veterinária Leticia Séra Castanho.

_64A0939_bicho2

Me orgulho também destes hospitais, que por meio de seus diretores, equipe de Humanização e médicos, abriram suas portas e seguem a tendência mundial de permitir a presença de cães com objetivo de auxiliar no tratamento e amenizar os efeitos da internação de seus pacientes.

_64A1005_amigoquatro

Festerê – Em clima de São João, os cães vestidos de caipirinhas, os cães voluntários visitaram pela primeira vez os setores de oncologia, cardiologia e enfermarias, para levar alegria e descontração para os corredores da Santa Casa.

_64A0967_amigotres