Hoje, dia 28, é o Dia Nacional do Voluntariado. E nesta data, a coluna parabeniza especialmente os animais que atuam em atividades voluntárias. Claro que a presença deles em hospitais, associações e outras instituições só é possível graças à dedicação de voluntários humanos. No Hospital Universitário Cajuru e Santa Casa de Curitiba, eles integram o time oficial de voluntariado, com direito a crachá e tudo. Seus acompanhantes passaram por treinamento na própria instituição de saúde e palestra no Centro de Ação Voluntária.

 

SAM_3176

Neste ano, o Hospital Santa Casa de Curitiba passou a contar com as visitas dos cães do Projeto Amigo Bicho. Para a psicóloga do hospital, Luciana Távora Mira o contato terapêutico com os animais auxilia na sensação de conforto, desfoca o paciente de sentimentos negativos e faz com que as ferramentas psíquicas fiquem mais mobilizadas de forma positiva. “Assim, até mesmo o uso de medicamentos pode diminuir”, diz.

 Amigo_Bicho_Voluntarios

Outro fator destacado por Luciana é que os animais colaboram para o bem-estar dos familiares que estão acompanhando os pacientes, já que o ambiente hospitalar provoca sensação de sofrimento. “O contato com os cães voluntários transmite carinho e afeto, sentimentos necessários para quem está no hospital”.

Para a coordenadora do voluntariado do Grupo Marista, Nilza Brenny, o voluntário acaba sendo um agente transformador, “são pessoas que estão nos hospitais para fazerem o bem a alguém, independente de classe social ou fragilidade, é uma doação total”.

Para quem gosta, não tem nada melhor do que ver e abraçar um cachorro. Ainda mais vestidos de forma tão inusitada. A cada visita, eles se superam: de coelhos, caipiras, super-heróis e anjos.

amigo_bicho_anjo