Jose Larrucea
, CEO do Apontador, anunciou hoje que o seu conteúdo de locais no Brasil, incluindo endereços de estabelecimentos, coordenadas geográficas, telefones, categorias, links para websites, horários de funcionamento, fotos, avaliações, além de muitas outras informações, está sendo disponibilizado diretamente no Apple Maps. A parceria com a Apple oferece maior benefício ao usuário, que terá maior facilidade na hora de encontrar ou buscar os melhores estabelecimentos do Brasil. Além de dar maior visibilidade aos estabelecimentos cadastrados, um dos principais objetivos do Apontador hoje.

Segundo o Sebrae-NA, no Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPEs). As MPEs são responsáveis por 27% do PIB brasileiro e 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1 milhões). O Apontador trabalha para ajudar na gestão dessas empresas, beneficiando os clientes com visibilidade e os usuários com a comodidade de buscar novos estabelecimentos. A parceria com a Apple reafirma o compromisso da empresa com seus públicos e reforça a liderança do Apontador como empresa de busca local.

***

Maura Leão, presidente da Belta –Associação das Agências de Intercâmbio, divulgou dados da ” Pesquisa Selo Belta” .  Cerca de 220 mil brasileiros realizaram algum tipo de intercâmbio no ano passado. A pesquisa, que mapeia o segmento de educação internacional, mostra ainda que o principal objetivo dos brasileiros foi o de se qualificar para a concorrência no mercado de trabalho. A pesquisa comprova que o mercado de educação internacional foi um dos menos afetados com a crise que assolou o Brasil em 2015. Enquanto o segmento teve uma retração de apenas 5,2% o setor de produção industrial recuou 8,3%, o de turismo de lazer para destinos internacionais caiu 19,9% e de importações teve queda de 25,2%.

Com os dados foi possível validar que a faixa-etária dos brasileiros que mais procuram intercâmbio, que é dos 18 a 30 anos, permanece a mesma comparada às pesquisas anteriores da Belta. O que foi mostrado de diferente no perfil do intercambista, é que houve uma mudança de interesse e comportamento desses estudantes. Antes os estudantes eram mais interessados em realizar um curso de idioma, fazer um ou mais semestres do ensino médio no exterior ou comprar um pacote de curso de férias. Claro, que esses cursos continuam muito procurados, mas agora os estudantes buscam programas de intercâmbio que estejam atrelados a ganhos profissionais.

***

Eduardo Vicente, diretor de expansão da franqueadora Amiste Café – especializada em locação de máquinas de café expresso e outras vending machines – acaba de fazer um balanço do primeiro semestre do ano. Os números da empresa são surpreendentes: o primeiro semestre de 2016 apresentou um crescimento de 9,7% em relação ao mesmo período de 2015, contando apenas o faturamento das lojas que estavam abertas no ano anterior (same store sales). Levando-se em conta a somatória das lojas abertas no segundo semestre do ano passado, esse faturamento foi 13% maior. Para se ter ideia de crescimento mensal, em junho de 2016, a empresa faturou 5,5% a mais do que no mês anterior. Atualmente, a Amiste Café conta com três unidades próprias – em Londrina (PR), Campo Grande (MS) e Maringá (PR), duas franquias Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR) e mais uma unidade franqueada comercializada (em Campinas, interior de São Paulo). A empresa faturou, no ano passado, R$ 4,5 milhões, 30% a mais do que no ano anterior.

 
Edição: Rafaela Salomon