A coluna Toda Política desta sexta-feira no JE. 

(Para ler a coluna completa clique no LEIA MAIS).

00-leao.gif

O petista Ângelo Vanhoni pratica o seu esporte preferido: fugir.

A essa hora Leon Trotsky deve estar tiririca lá no céu do politburo. Já não bastasse ter que engolir Antônio Palocci e uma seara de mensaleiros de passado trotskysta, quarta internacional etc e tal, eis que lhe empurram goela abaixo também o Tico da Libelu. E quem é o Tico? Já explico.
Tico era o codinome do agora deputado federal Ângelo Vanhoni (PT) nos tempos em que militava na tendência estudantil Liberdade e Luta – que rimava com o debochado slogan “me bate, me chuta” – e ainda sonhava com um mundão socialista sem fronteiras. The cow went to the swamp.
Vide. Para encontrar com alguém que nunca leu Marx basta topar com um marxista. Tanto que os acadêmicos agora preferem denominar o pensamento do filósofo alemão com o neologismo “marxiano”. Os outros, sei lá, são os incas venuzianos. Pois os trotskystas nunca passaram do beabá da revolução permanente.
Vereador, deputado, três vezes candidato à prefeitura de Curitiba, outra ao governo, Vanhoni transformou-se na Assembléia Legislativa e agora  na Câmara Federal numa ausência que preenche lacunas. Ninguém sabe, ninguém viu.

Muito de sua “fama” vem de período no legislativo estadual quando se especializou em “ausentar-se com sua presença” diante de todo projeto que exigia algum esforço ideológico.
O caso mais emblemático é o do projeto de lei do petista Tadeu Veneri, que acabava com o nepotismo no estado. Depois de aprovado em primeira discussão, no ano passado, o projeto foi para as calendas por quatro votos. Coincidentemente quatro petistas picaram a mula naquele dia fatídico: Natálio Stica, Hermes Fonseca, Pedro Ivo Ilkiv e, bidu, Ângelo Vanhoni.
Ontem, o ex-trotskysta repetiu a estratégia ao incluir-se fora dessa no requerimento para a instalação da CPI do Corinthians, que investigaria a corrupção no futebol. Fingindo-se de morto, mas nem precisava, Vanhoni retirou sua assinatura, juntamente com outros dois parlamentares paranaenses – Chico da Princesa (PR) e Nelson Meurer – e contribuiu decisivamente para enterrar a CPI, que mereceu apoio até de Pelé. Se vale a coincidência, faltaram exatamente três assinaturas na Câmara para aprovar a instalação da comissão. E Vanhoni repetiu de novo sua rota de fuga diante de uma questão polêmica. Ele tem mesmo um nome a zerar.

Com a benção
A descoberta de uma bacia de petróleo em Santos (SP) com capacidade para produzir 8 milhões de barris/dia – quase a metade da produção nacional – pode enterrar, ou pelo menos adiar, o projeto do biodiesel no Brasil.

Poderoso
Ontem, a ministra Dilma Roussef (Casa Civil) deu a entender que se o projeto for adiante o discurso ambientalista de Lula já era. Quer mais? O Brasil pode até virar exportador de petróleo. Te cuida Opep!

Queijo suíço
A carta em que o presidente do Conselho de Administração da Sanepar, Pedro Henrique Xavier, o PHX, chama a procuradora-geral Jozélia Broliani de “incompetente”, entre outros atributos, abriu mais um rombo no combalido governo do estado.

Magoou
Ontem, em entrevista à Bandnews, Jozélia bateu duro e anunciou uma ação contra PHC por danos morais. “Ele maculou minha honra, tentou denegrir minha imagem”.

Bum!
Reparou? Em menos de uma semana, foram divulgadas duas cartas-bomba na guerra intestina do primeiro escalão do governo.

Ei Mateus…
Não adiantou o pito intramuros do governador Requião na reunião do secretariado convocada na segunda-feira. Dois dias depois do “capo” proibir as batalhas públicas, Jozélia e PHX se atracaram.

…embale os teus
Um observador privilegiado diria que Requião chocou o ovo da serpente.

Tomem papudos
Há que se estranhar que até agora a oposição não tenha se manifestado sobre a palavra de ordem comandada por Requião na Escolinha: “É cacete na cachorrada”.

Caiu bem
Pelo jeito, os oposicionistas (todos os quatro) aceitaram o cachorro. E também o cacete. Ops!

ARREMATE
Peralá, Rebeca Gusmão. O corpo não te pertence. O recorde não te pertence. A medalha não te pertence. Nem o xixi te pertence. Rebeca Gusmão, você existe?

OBLADI-OBLADÁ
Circularam rumores de que Renato Adur pode assumir a chefia da Casa Civil em substituição a Rafael Iatauro. *** Requião não está nada satisfeito com o ex-conselheiro do TC e, à boca pequena, o acusa de “vazar informações”. *** Claro que não pretende rifá-lo do governo, mas acomodá-lo em alguma “secretaria light”.

[email protected]