Em artigo divulgado no portal Plantão da Cidade, de Ponta Grossa, o deputado Jocelito Canto (PTB), diz que não ‘reconhece’ em Requião aquele que ajudou a eleger e afirma que está disposto a responder à altura as ameaças do governador em dar uns petelecos em alguns parlamentares da oposição.

‘Se os outros deputados, aceitarem calados, eu não vou aceitar. Primeiro porque, antes de tudo, não sou covarde. E mais: Se não reagirmos ele pode pensar que é dono do mundo’

Para ler o artigo completo clique no LEIA MAIS.

Felizes os que não têm medo do Governo Requião

Depois de ter lido, na Gazeta do Povo, a ameaça que o governador fez aos deputados, de que estaria disposto a bater em alguns deles, resolvi comprar a briga, e defender até os que se calam diante de tamanha ignorância por parte do governador Requião.

Todos sabem que, na campanha passada, fui um defensor da candidatura do atual governador, mesmo recebendo muitas criticas por isso. Mas, na verdade, o meu gesto foi de agradecimento pelas obras que ele viabilizou para Ponta Grossa, em especial o Hospital Regional que, pra mim, se constitui na grande obra da Saúde de todos os tempos na cidade e nos Campos Gerais. Como sou um homem justo, achei que devia mostrar reconhecimento por esta grande conquista e por outras obras, ajudando-se a ter o direito de ser governador pela terceira vez.

Agora, isto não lhe dá o direito de fazer o que vem fazendo após a sua vitória. Vi muitas coisas que me deixaram surpreso, como funcionários com medo, secretários com medo e muitas pessoas que se relacionam com o governo com medo até de falar o que gostariam. Tenho visto, também, prefeitos com medo. E justamente aqueles prefeitos que ajudaram Requião a estar onde está. Este medo toma conta, agora, também de muitas pessoas no Paraná, que começam a achar que este é o governo do  medo.

Um governo que ousa até ameaçar o Ministério Público, que manda recados para o Tribunal de Contas via TV Educativa; um governo que vai mais longe e comenta, em voz alta, que não gostou de tal sentença do Poder Judiciário. Deve ser a influência do guardião aquele que ouve tudo e… e…, e… Dá até nojo de pensar nisso! Um governo cuja lei é: É proibido falar e até pensar dos parentes agasalhados nos cargos da máquina do Estado.

E agora, na reta final, os servidores foram “premiados” mais uma vez. Foi anunciado que o governo daria um “doce”. Sabem o que significa prometer um doce para uma criança e, depois não dar? O “doce” foi o doce direito de ter ferias coletivas, as quais, de repente, foram cortadas na calada da noite, como nos velhos tempos da Ditadura; “Não, não quero mais, me irritei, está proibido, muda isso,vão trabalhar, isto é governo sério, não é de compadres; estão suspensas as férias. Todos ao trabalho. E não reclamem!”. Mas, o bom servidor do Estado já está acostumado, pois sabe que tem um governo que a cada instante pode mudar, depende do dia do governador.

Enfim, temos, hoje, estabelecido um governo da hora certa. Certa vez um secretário do governador me disse: “Faz o seguinte deputado: vamos lá e sentimos como está o homem; se tiver bom, a gente fala, mas, se estiver naqueles dias, tipo mulher em TPM, nos fazemos de conta que nada aconteceu, que fomos lá só pra fazer uma visitinha e dizer que ele é um grande cavaleiro.

Agora, a gota d’água foi essa declaração feita por Sua Excelência, que qualquer hora vai dar uns tapas em certos deputados. Isso sim é o fim da picada! A que ponto chegou o governador, de ameaçar parlamentares pelo jornal! Que direito tem ele de fazer isto? Para mim, a atitude do governador deve ser repudiada imediatamente, pois penso que ninguém pode fazer tal ameaça  a nenhum dos deputados da Assembléia Legislativa, nem mesmos aos de oposição. Quando toma esta atitude, Requião joga fora a Democracia, rasga a Constituição, incentiva a violência nos Estado, ameaça e desrespeita o Parlamento, a Casa do Povo, da qual, inclusive, ele já fez parte.

Se os outros deputados, aceitarem calados, eu não vou aceitar. Primeiro porque, antes de tudo, não sou covarde. E mais: Se não reagirmos ele pode pensar que é dono do mundo.

Este Requião não é o que ajudei a eleger, pois, aquele que ajudei, pelos menos antes da eleição tinha um pouquinho de respeito para com  nossos filhos; e este, que está a ameaçar os deputados, não é aquele que brincou com a minha filha de 14 anos, na sala de minha casa. Governador Requião, acorda deste pesadelo e viva a realidade do Paraná. Ainda dá tempo!

* Jocelito Canto é deputado estadual pelo PTB.