DEU NO BEM PARANÁ

SILVIO RAUTH FILHO

A paranaense Rosilete Santos conquistou neste sábado à noite o título mundial da Comissão Mundial de Boxe (CMB), na categoria até 54 kg. Ela derrotou a argentina Paula Montero, por nocaute no terceiro round.

Com a vitória, Rosilete, 32 anos, tornou-se a primeira brasileira a conquistar um título mundial no boxe. O próximo desafio dela será a revanche contra a bielorussa Alesia Graf. Em maio, a brasileira perdeu o combate na Alemanha. Graf é campeã mundial da União Global de Boxe e da Federação Internacional de Boxe Feminino.

A luta de sábado foi no Ginásio Ney Braga,em São José dos Pinhais. A argentina Paula Montero, que chegou invicta, com seis lutas e seis vitórias no Boxrec (cadastro mundial de boxe), não foi páreo para Rosilete. A brasileira derrubou a adversária quatro vezes – duas no primeiro round.

Treinada pelo ex-boxeador Macaris do Livramento, Rosilete soma agora 15 lutas e 12 vitórias na carreira profissional, iniciada em 2003. Competindo no boxe amador, de 2001 a 2003, foram 16 lutas, 14 vitórias e um empate.