A intervenção federal no Porto de Paranaguá foi confirmada hoje pelo representante da Associação do Comércio Exterior do Brasil no Conselho de Administração Portuária de Paranaguá, Luiz Antonio Fayet. De acordo com ele, a notícia pegou a todos de surpresa por ter ocorrido no início de uma nova gestão, interessada na melhoria dos projetos e execução de obras no Porto de Paranaguá. “Há que se pensar em pedir a improbidade administrativa de todos os gestores nacionais que se omitiram quando os problemas existiram, desde 2003, e resolveram tardiamente tomar providências”, argumentou ele.

A intervenção está sendo chamada de gerenciamento compartilhado do Porto de Paranaguá. A ideia é fazer um programa com investimentos elencados e que serão cobrados pelo governo federal. A construção de um novo silo de armazenagem de grãos e a melhoria do Canal da Galheta são algumas das obras previstas, com investimentos previstos de R$ 90 milhões.

O superintendente do Porto de Paranaguá, Mario Lobo, nega a intervenção e diz que o Porto passa a ter uma fiscalização maior do governo federal. “O que deveria ser comemorado está sendo questionado. Vamos ser mais beneficiados agora com os recursos federais”, insistiu Lobo, nomeado em maio, na administração Orlando Pessuti.