Foto: Sandro Nascimento/Alep/divulgação

A Assembleia Legislativa lançou na manhã desta terça-feira (12) a rede social corporativa da Casa, durante workshop realizado no Plenarinho. A apresentação da plataforma foi realizada pelo gerente de serviços da empresa NTC – Núcleo de Tecnologia e Conhecimento em Informática Ltda., Antônio Gonçalves, com a presença de funcionários e diretores. Na oportunidade foram demonstrados o funcionamento e os benefícios das ferramentas disponíveis no projeto. Com a implantação do sistema, o Legislativo paranaense passa a ser o primeiro do país a utilizar a plataforma. A rede é complementar a outros módulos em desenvolvimento no plano de modernização administrativa e gestão de Tecnologia da Informação (TI) do Parlamento estadual.

“Com este sistema de informação corporativa teremos agilidade, funcionalidade e integração entre os setores”, disse o presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB). Denominado Infolep, o novo canal de comunicação reunirá diretorias, funcionários, deputados e posteriormente também a comunidade em um mesmo ambiente virtual. Os usuários poderão ainda criar grupos de discussão e trocar informações em tempo real, além de outras atividades, como o compartilhamento de dificuldades e dúvidas referentes ao ambiente legislativo.

A plataforma, criada pela empresa NTC, vencedora da licitação em dezembro do ano passado, integra o projeto de informatização da Assembleia. O sistema disponibiliza módulos para o compartilhamento de arquivos em texto, troca de mensagens instantâneas, criação de grupos de discussão e vai contar ainda com uma ferramenta para a construção colaborativa de conhecimento e com um módulo de convite externo, onde o usuário pode incluir pessoas externas à rede para participar de debates.

“É uma rede que carrega as práticas das redes sociais abertas, mas aplicado às organizações e à Assembleia. E os conceitos são de facilitar e integrar servidores, promover um processo de comunicação ativo entre estes servidores e, consequentemente, fortalecer o processo de comportatilhamento de informações. Esta rede, especificamente a Infolep, vem para ser a grande plataforma de comunicação da Casa e dos seus servidores de forma corporativa”, disse o gerente de serviços da NTC, Antônio Gonçalves.