requiao

O senador Roberto Requião (PMDB) anunciou ontem que na próxima semana registra no PMDB do Paraná sua pré-candidatura ao governo do Estado nas eleições deste ano. E o deputado federal Marcelo Almeida comunicou que não vai disputar a reeleição e é pré-candidato ao Senado pelo partido. Os anúncios foram feitos nas reuniões do PMDB em Quitandinha e em Quatro Barras.

O PMDB paranaense está dividido entre o lançamento de um candidato próprio ao governo – com vaga disputada entre Requião e o ex-governador Orlando Pessuti – e o apoio à reeleição do governador Beto Richa (PSDB) – tese defendida pela maioria da bancada do partido na Assembleia Legislativa. Richa já ofereceu ao partido a indicação do candidato a vice-governador em troca do apoio. O PT da senadora Gleisi Hoffmann fez a mesma oferta, mas até o momento, poucos dentro do partido acreditam em uma aliança com os petistas.

Requião vem percorrendo o Estado em busca de apoio interno para ser candidato novamente. No sábado, em Quitandinha, peemedebistas e militantes da cidade e de Piên, Campo Magro, Agudos do Sul, Tijucas do Sul, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Campo do Tenente, Rio Negro e Contenda participaram a reunião convocada pelo deputado estadual Anibelli Neto com apoio do coordenador dos encontros do PMDB, Milton Buabssi.

Prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos e vereadores da região também compareceram, além dos deputados federais João Arruda e Marcelo Almeida, do deputado estadual Cleiton Kielse, do ex-deputado estadual Antonio Anibelli e do pré-candidato a deputado estadual Requião Filho. Lideranças do PMDB e a juventude do partido marcaram presença.

Requião falou mais uma vez da importância da candidatura própria do partido e explicou que neste momento são os delegados do partido que têm o poder de decisão. Na convenção do PMDB eles vão votar pela candidatura própria ou não. “O MDB de guerra tem raízes na resistência. O partido está vivo. Nós vamos ter candidato”, garantiu. “Não me afastei nenhum milímetro dos ideais de quando comecei na política. Entrei na política pensando em mudar as coisas e ainda quero isso”, afirmou o senador.

Quatro Barras – À tarde o encontro foi na Câmara Municipal de Quatro Barras e contou também com peemedebistas, lideranças e militantes de Campina Grande, Itaperuçu, Colombo, Bocaiúva do Sul, Tunas do Paraná, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Adrianópolis, Pinhais e Piraquara.

Requião destacou ainda a aprovação por uma comissão do Senado do projeto que proíbe financiamento empresarial de campanhas. Para ele, apenas pessoas físicas devem fazer doações, com o valor máximo estipulado. Desta forma, os eleitores seriam os ‘donos’ dos mandatos, e não as empresas financiadoras das campanhas, que acabam querendo reaver o que investiram nos candidatos, disse o peemedebista.