O candidato a vice-governador na chapa de Geonísio Marinho (PRTB), Rodrigo Carlo Sottile foi impedido de concorrer nas eleições deste ano. Sottile é presidente do PRTB de Londrina (norte) há dois anos, mas não era oficialmente filiado ao partido. Segundo a assessoria do PRTB, o presidente anterior não registrou a filiação de Sottile. De acordo com a legislação eleitoral, os candidatos devem ser filiados pelo menos 12 meses antes das eleições para poder concorrer.

A Corte do TRE-PR, nesta sexta-feira (8), por maioria, indeferiu o pedido de registro de candidato por “ausência de comprovação de regular e tempestiva filiação partidária”. Segundo o relator, desembargador Jucimar Novochadlo, “a prova da filiação partidária para aferição em pedido de registro de candidatura deve ser feita com base na última relação oficial de eleitores recebida e armazenada no sistema de filiação da Justiça Eleitoral” e “documentos unilaterais produzidos pelo partido não comprovam a regular filiação partidária do candidato no prazo mínimo de um ano para efeitos de registro de candidatura”.

O político ainda pode recorrer, mas segundo a assessoria do PRTB outro nome deve ser indicado ainda neste final de semana.

Geonísio Marinho - Foto: divulgação / PRTB

Geonísio Marinho – Foto: divulgação / PRTB