temer pmdb

O presidente nacional do PMDB e candidato à reeleição para a Presidência da República, Michel Temer, homologou hoje decisão do Diretório Estadual do partido no Paraná que destituiu a Executiva Estadual da legenda, no último sábado, comandada pelo deputado federal Osmar Serraglio, e nomeou a nova cúpula da sigla, agora sob a presidência do ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures. Com isso, pelo menos por enquanto o grupo do senador e candidato do PMDB ao governo, Roberto Requião, garante o controle do comando do partido no Estado, antes dominado por dissidentes.

No sábado, Requião, acompanhado da maioria dos membros do Diretório Estadual do PMDB ocupou a sede do partido na Capital – que havia sido fechada por Serraglio e seu grupo sob a alegação de luto pela morte do presidenciável Eduardo Campos (PSB). E com os votos de 41 integrantes do Diretório, aprovou a dissolução da Executiva, destituindo Serraglio e o ex-governador Orlando Pessuti – secretário-geral do partido. Os dois são acusados de infidelidade partidária por não apoiarem a candidatura de Requião ao governo. Eles integravam o grupo do PMDB que defendia o apoio do partido à reeleição do atual governador Beto Richa (PSDB), mas foi derrotado na convenção da sigla em 20 de junho.

Hoje pela manhã, Serraglio e Pessuti obtiveram uma decisão da Justiça determinando a reintegração de posse da sede do PMDB paranaense. Segundo eles, a decisão também incluiria a anulação dos atos tomados pelo Diretório no sábado.

A assessoria de Requião rebateu, afirmando que os dissidentes teriam obtido apenas a reintegração de posse do prédio onde fica a sede da legenda. Agora, a informação foi reforçada pela cópia da decisão de Temer, referendando os atos do Diretório e a nova composição da Executiva Estadual do PMDB. No documento (veja reprodução acima), o dirigente afirma que em reunião extraordinária, a Comissão Executiva Nacional do PMDB “ad referendum”, acata o pedido de registro na nova Executiva Estadual no Paraná, “que conduzirá o partido até o término do mandato do atual Diretório Estadual”.