Foto: Valquir Aureliano

Foto: Valquir Aureliano

A Justiça Eleitoral determinou pela quarta vez o recolhimento do jornal apócrifo distribuído pelo secretário municipal do PMDB de Curitiba Doático Santos contra o senador e candidato ao governo do Paraná Roberto Requião (PMDB). Desta vez, a Justiça determinou a suspensão imediata da publicação do jornal “Paraná Total”, distribuída por Doático. Segundo a decisão publicada ontem, o secretário do PMDB tem distribuído sistematicamente “panfletos difamatórios com informações inverídicas” contra Requião e sua família. O candidato pediu a prisão de Doático, caso os panfletos voltem a ser distribuídos.

Um oficial de Justiça foi até a casa de Doático e também na região da Arena da Baixada, onde os jornais irregulares estariam sendo distribuídos, mas não encontrou nada. De acordo com o juiz Leonardo Castanho Mendes, além da campanha eleitoral negativa, o “periódico” estar sem registro no TRE e não ter candidato ou coligação responsável pela publicação, o jornal contém contradições óbvias. “O próprio “jornal” traz informações contraditórias: enquanto na primeira página se estampa o valor de R$ 1,00 por edição, na página 02 há informação de se tratar de periódico de “circulação semanal, com distribuição gratuita e dirigida”, afirma. Doático pode recorrer da decisão.

Desde o início da campanha eleitoral, o secretário municipal do partido e outros dissidentes do PMDB têm feito campanha contrária à candidatura de Requião ao governo. Os dissidentes eram contrários à indicação de candidatura própria do partido e apoiavam o governador Beto Richa (PSDB) no Palácio Iguaçu. A convenção estadual do PMDB optou por Requião e os dissidentes passaram a fazer campanha contrária ao candidato.