richa requiao gleisi

A pesquisa do Instituto Ibope divulgada nesta segunda-feira (29) para medir intenções de voto aos candidatos ao governo do Paraná mostra o candidato à reeleição Beto Richa com 47%; Roberto Requião (PMDB), com 28%; Gleisi Hoffmann (PT), 9%; e Ogier Buchi (PRP), com 1%.. Bernardo Pilotto (PSOL); Geonisio Marinho (PRTB); Rodrigo Tomazini (PSTU); e Tulio Bandeira (PTC) somados não foram citados por 1% dos entrevistados. Eleitores que disseram votar em branco ou nulo somam 7% e não sabe/não respondeu são 7% dos entrevistados.

Beto Richa manteve os mesmos 47% da última pesquisa Ibope, divulgada no dia 19 de setembro. Já Requião, caiu dois pontos e Gleisi também perdeu votos. A candidata do PT estava com 12% e agora foi cidadã por 9% dos entrevistados. Os eleitores que disseram votar branco ou nulo subiram de 4% para 7%, segundo o Ibope. E os eleitores indecisos passaram de 5% para outros 7%.

A próxima pesquisa Ibope antes do primeiro turno deve ser divulgada no sábado (04) de véspera das eleições. O registro da sondagem foi feito ontem e deve ser a última pesquisa do primeiro turno – chamada boca de urna.

A sondagem encomendada pela RPC-TV foi realizada entre os dias 26 e 28 de setembro e foram entrevistados 1.204 eleitores em 65 municípios do Paraná. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Beto Richa (PSDB): 47%

Requião (PMDB): 28%

Gleisi Hoffmann (PT): 9%

Ogier Buchi (PRP): 1%

Bernardo Pilotto (PSOL): 0%

Geonisio Marinho (PRTB): 0%

Rodrigo Tomazini (PSTU): 0%

Tulio Bandeira (PTC): 0%

Brancos e nulos: 7%

Não sabe/não respondeu: 7%

Os outros candidatos somados têm 1%.

Segundo turno:

A pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (29) também simulou segundo turno entre os três candidatos melhores colocados. Em um cenário disputado por Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB), Richa teria 52% dos votos contra 33% de Requião, segundo o instituto. Entre os entrevistados pelo Ibope, 8% disseram votar branco ou nulo e 6% não souberam ou não quiseram responder.

Contra Glesi Hoffmann (PT) em um eventual segundo turno, Beto Richa venceria com 58% e a petista teria 25% da dos votos. Nesse cenário, os votos brancos e nulos seriam 11% e não sabe ou não respondeu somam 7% dos entrevistados pelo Ibope.

Rejeição:

Quando perguntados em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum, o candidato Roberto Requião é o que tem maior índice de rejeição, com 23% dos entrevistados. A candidata Glesi Hoffmann aparece com 22% de rejeição e Beto Richa tem 16%, segundo o Ibope. O candidato Tulio Bandeira é citado por 8% dos entrevistados. O candidato do PRP Ogier Buchi é rejeitado por 7% e Rodrigo Tomazini também por 7% dos ouvidos pelo instituto. Outros 6% votariam em qualquer um dos candidatos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número 00042/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 00886/2014.