Deputados da bancada de apoio ao governo Beto Richa na Assembleia Legislativa apresentaram requerimentos propondo a criação de cinco comissões parlamentares de inquérito. A oposição aponta que se trata de uma manobra para impedir duas investigações defendidas pelos parlamentares oposicionistas sobre a dívida do Estado e o suposto esquema de cobrança de propina por parte de auditores fiscais da Receita Estadual. Pelo regimento interno da Assembleia, só podem funcionar simultaneamente cinco CPIs.

As comissões propostas pelos governistas incluem investigações sobre os roubos a caixas eletrônicos; a ocupação fundiária de Pontal do Paraná (Litoral do Estado); a questão da violência contra a mulher; maus-tratos contra animais; e a das Construtoras, Incorporadoras e Imobiliárias.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), negou que as cinco CPIs sejam uma manobra para barrar as investigações defendidas pela oposição. “Eu acho que não. São todos temas bem atinentes a questões da sociedade”, disse.