A Companha Paranaense de Energia (Copel) poderá ter de arcar com uma multa milionária pelo atraso na entrega a Usina Hidrelétrica de Colíder. Construída no Rio Teles Pires, no  Mato Grosso, o prazo para  a finalização da obra era 30 de abril, conforme o cronograma assinado em 2010. Mas, nesta data a Colíder, que poderia entregar mais 300 megawatts  ao sistema, não estará pronta. Por conta disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) poderá multar a companhia paranaense em R$ 720 milhões.

O atraso da obra foi comunicado à Aneel pela Copel, que pretende finalizar a construção da usina só em fevereiro de 2017. A estatal paranaense justificou o atraso resultado de uma série de problemas, com o licenciamento ambiental, greves de funcionários, vandalismo e burocracia.

A questão é que a Aneel não aceitou os argumentos preliminares da Copel para uma atraso de mais de 640 dias (dois anos).  A decisão final sobre a multa será dada por uma diretoria colegiada da Aneel, que analisará o parecer da área técnica.  Para a Aneel um atraso aceitável seria de pouco mais de 200 dias, ou seja, pouco mais de 6 meses. 

Resta saber de onde sairá esse dinheiro para o pagamento da multa, caso ela ocorra, uma vez que o caixa do Estado não está lá essas coisas.