richa Foto: Orlando Kissner/ANPr

O governador Beto Richa (PSDB) aproveitou hoje a posse do novo comando da Polícia Militar do Paraná, para defender a atuação da corporação no confronto com manifestantes e servidores públicos que resultou em mais de 200 feridos no último dia 29, durante a votação, pela Assembleia Legislativa, das mudanças no plano de aposentadoria do funcionalismo. O coronel Maurício Tortato assumiu como comandante da PM do Estado em substituição ao coronel César Vinicius Kogut, que estava no cargo desde outubro de 2013. Kogut pediu demissão depois que o então secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Francischini, responsabilizou a PM pelo episódio. Francischini também acabou se demitindo dias depois.

“Os soldados da PM foram agredidos e atacados por grupos radicais que não estavam no Centro Cívico para protestar pacificamente, mas para invadir a Assembleia Legislativa que, constitucionalmente, é uma área inviolável”, alegou Richa. “O evento lamentável aconteceu na tentativa de se evitar a invasão para garantir o funcionamento da Assembleia. Cada um dos 54 (deputados) tem a legitimidade do voto popular independente do posicionamento ou projeto”, argumentou o governador, culpando “grupos radicais”, que segundo ele, “queriam o confronto e até um defunto para marcar o episódio e consequente a mim”.

O governador que também elogiou o trabalho de Kogut à frente da PM e ressaltou o profissionalismo do novo comandante-geral. “Ambos estão entre os mais preparados policiais militares do Estado. São oficiais de respeito, que merecem a lealdade de toda a tropa da PM”, disse. “Parabenizo o coronel Kogut pelo importante trabalho realizado no comando desta gloriosa corporação”, elogiou o governador. “Temos a certeza que o comando fica em boas mãos. O coronel Tortato tem a indicação dos oficiais, as melhores condições e o preparo técnico e intelectual para bem comandar a PM”, afirmou.