ENTREVISTA EXCLUSIVA COM RAFAEL GRECA

O PSDB do governador Beto Richa fechou hoje acordo para apoiar a pré-candidatura de Rafael Greca (PMN) à prefeitura de Curitiba. O acordo incluiria ainda DEM, PRB, PSB e PTN – partidos da base política do tucano – na coligação, e que devem indicar o candidato a vice. Os nomes mais cotados são do empresário Eduardo Pimentel (PSDB) e do ex-secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto (PSB).

O grupo de Richa vinha negociando também com o prefeito e candidato à reeleição, Gustavo Fruet (PDT). A avaliação final dos articuladores políticos do tucano foi de que uma aliança entre os dois grupos seria inviável em virtude da relação conflituosa entre o governo do Estado e a administração do pedetista no primeiro mandato, que culminou com a suspensão dos susbídios e a desintegração do sistema de transporte coletivo da Capital e região metropolitana. Além disso, o grupo de Fruet – apesar de admitir um acordo com o tucano – não queria uma aliança formal com o PSDB, que poderia implicar em desgaste para o prefeito.

Com o apoio do PSDB, PSB, PRB e DEM, Greca garante mais tempo na propaganda de rádio e televisão, o que ele não tinha com o PMN, seu atual partido, que tem apenas três deputados federais. Além disso, atrai um amplo arco de lideranças políticas do grupo de Richa para sua campanha.

A convenção do PMN que vai oficializar a candidatura do ex-prefeito acontece no próximo sábado.