Bettega

O desembargador Renato Braga Bettega foi eleito hoje presidente do Tribunal de Justiça do Paraná com 66 votos. Ele venceu o segundo turno da disputa pelo cargo contra o desembargador Fernando Bodziak, que teve 55 votos. No primeiro turno, Bodziak teve 45 votos, Bettega 40 e o desembargador Eugênio Achille Grandinetti 33. Bettega é o atual 1º vice-presidente do TJ. Ele substituirá o atual presidente, desembargador Paulo Vasconcelos.

Por aclamação, foram eleitos ainda a ouvidora substituta, desembargadora Ana Lúcia Lourenço.

Renato Braga Bettega nasceu em 06 de novembro de 1948 em Curitiba (PR). Formou-se em Direito pela PUC-PR (1972) e em Administração de Empresas pela FAE (1977). É mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (Portugal), com tese de mestrado aprovada com louvor. Ingressou na Magistratura do Paraná em 1980, exercendo suas atividades funcionais nas Comarcas de Paranaguá (substituto), Capanema (regime de exceção), Formosa do Oeste, Reserva, Rio Negro, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu. Desde 1991 encontra-se na Comarca de Curitiba, tendo sido juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça na gestão do desembargador Ronald Accioly Rodrigues da Costa. Recebeu, na condição de representante da Magistratura paranaense, os títulos de Cidadão Honorário do Município de Reserva e Vulto Emérito da Cidade de Curitiba. Foi promovido ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná em 23 de março de 2007 e eleito para o cargo de 1° Vice-Presidente em 31/11/2014.

A Comissão de apuração foi composta pelos Desembargadores Luiz Fernando Tomasi Keppen, Regina Helena Afonso de Oliveira Portes e Roberto Massaro. 119 desembargadores votaram, houve 1 ausência e um voto em branco.