A Assembleia Legislativa aprovou, hoje, em primeiro turno, projeto que libera a venda e o consumo de cerveja e chopp nos estádios do Paraná. A proposta – capitaneada pelo líder do governo na Casa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) e assinada por outros onze parlamentares – recebeu 23 votos favoráveis, 16 contrários e uma abstenção. O projeto chegou a ser pautado duas vezes, em junho, mas foi retirado a pedido dos autores, depois que um torcedor do Corinthians ter sido espancado por torcedores do Coritiba, antes do jogo entre o clube paulista e o paranaense, nas proximidades do estádio Couto Pereira. A proposta volta à pauta da Assembleia amanhã, para a votação em segundo turno.

Os defensores da liberação alegam que o Estatuto do Torcedor (Lei Federal nº 10.671/2003) não proíbe a venda e consumo de bebidas alcoólicas nos estádios, mas apenas o porte de objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar atos de violência. Eles argumentam ainda que a venda e consumo de bebidas foi liberada nos estádios que receberam a Copa do Mundo de 2014, sem que tivesse sido registrado aumento da violência nos estádios.

Na sessão de hoje, o deputado Márcio Pacheco (PPL) pediu novamente o adiamento do projeto, alegando que ele não recebeu parecer da comissão de Segurança Pública da Assembleia. O pedido foi rejeitado pelo presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), segundo o qual a proposta já havia sido adiada diversas vezes, e não caberia novo adiamento.

Para ler a matéria completa acesse o blog Política em Debate