Aprender a andar é um grande marco do desenvolvimento do bebê. Ele já não está tão dependente de você, mas ainda requer supervisão.
Para quem fica preocupada com a idade: se está demorando ainda pra andar, saiba que, por mais que tenham crianças que andam já com 9 meses, outras vão andar só pelos 1 ano e 6 meses, e isso é absolutamente normal. Se a criança tem evolução na coordenação motora, não tem preocupação. (obviamente tudo observado pelo seu pediatra, todas as suas duvidas sempre devem ser sanadas diretamente com ele).
Falando em pediatra, uma dica que o nosso deu, é que não era pra tentarmos apressar o tempo do bebê, que quanto mais tombos a criança toma, mais medo ela tem de andar sozinha, então demora mais pra andar.
E claro, lembrando que os especialistas da Sociedade Brasileira de Pediatria condenam o uso de andador por vários motivos. Mas outro dia venho falar sobre o andador em um post específico, com médicos mostrando os riscos do andador.
Aqui, a Jordana começou aos poucos. Ela já anda desde que fez um ano, mas tinha medo de se soltar das cadeiras, paredes e afins, foi se soltando aos poucos, até que parou de se segurar, e no último mês (1 ano e 3 meses) teve uma evolução gigante. Já está até correndo, sobe e desce de cama, sofá, tudo, aprendeu até a subir e descer as escadas do nosso condomínio. E isso preocupa, pois nós mães sempre ficamos com aquele receio da criança cair e se machucar. Então resolvi dar uma pesquisada, e dividir com vocês alguns cuidados!
Uma das coisas que você deve fazer, é não gritar nem fazer cara de pavor quando a criança se machucar, é normal, acontece, mas se você criar alarde, a criança vai pensar que tudo ao redor é perigoso.
Você deve deixar a criança explorar e descobrir seus limites, claro sempre com sua supervisão. Aqui, a Jordana tem acesso à toda a casa quando estou olhando, se preciso fazer algo ela fica no quarto montessoriano dela pois sei que é o lugar mais seguro da casa.
Já ensinamos também o que é cair, e quando ela está fazendo alguma coisa que é arriscada eu falo “cai” e ela entende, e por isso deixa de fazer o que estava fazendo (a criança começa a entender o que você está explicando depois de muitas repetições) . Mas, cair é normal, faz parte, e eles vão cair muitas vezes, pois o equilibrio ainda não é perfeito. Normalmente não é grave, você deve apenas acalmar a criança e retornar a atividade de antes da queda.
Não se esqueça dos cuidados pela casa:
- Tampar todas as tomadas;
- colocar grades/telas nas janelas;
- colocar protetor de quina nos móveis de casa;
- colocar travas nos armários e gavetas, principalmente onde tem produtos tóxicos;
- cuidado com pisos escorregadios