Franklin de Freitas

O tempo bom e o céu limpo vai permitir que os curitibanos possam assistir o eclipse parcial do Sol nesta segunda-feira, 14 de dezembro. O fenômeno que é o posicionamento da Lua entre o Sol e a Terra, impedindo que a luz solar chegue à Terra, deve ocorrer entre as 11h30 da manhã e às 15h16 da tarde. Em Curitiba o fenômeno será parcial e o ápice será às 13h57. 

O Eclipse total do sol desta segunda-feira só será visível na América do Sul. A melhor visão do fenômeno será proporcionada aos moradores do Chile e Argentina. No Brasil, mais especificamente na região Sul, o sol ficará 50% encoberto pela Lua.

Em Curitiba o ápice, momento mais intenso do fenômeno, deve ocorrer às 13h57, com 37% do Sol encoberto pela Lua.

É importante ressaltar que o fenômeno não deve ser observado a olho nú, conforme alerta Anisio Lasievicz, diretor do Parque da Ciência.  Ele afirma ainda que não se usar artifícios como radiografias, CDs e até binóculos. A observação do fenômeno sem o cuidado adequado pode trazer problemas sérios à visão e, em alguns casos, danos irreversíveis.

No Facebook do Parque da Ciência, há dicas de como fazer um aparato, uma espécie de caixa com um buraco. Outra dica para quem quiser observar o fenômeno é usar um filtro de máscara de solda número 14, que podem ser comprados em lojas de construção ou ferragens. 

Eclipse solar no Brasil

Cascavel – Ápice às 13h55 – previsão de sol entre nuvens e chuvas esparsas – 29ºC

Maringá – Ápice às 13h49 – previsão de sol entre nuvens e chuvas esparsas – 29ºC

Foz do Iguaçu – Ápice às 13h41 – previsão de sol – 32ºC

São Paulo – Ápice às 14h04 – previsão de tempestades esparsas – 28ºC

Rio de Janeiro – Ápice às 14h14 – Previsão de céu entre nuvens – 31ºC

Recife – Ápice às 14h39 – Previsão de céu entre nuvens – 28 ºC

Brasilia – Ápice às 14h03 – Previsão de céu aberto – 30 ºC