A melhor versão de rua do modelo em todos os tempos. (Media.Ford)

A Ford nos Estados Unidos apresentou o Mustang GTD, a melhor versão de rua do modelo em todos os tempos. Inspirado no Mustang GT3, programado para correr em Le Mans no próximo ano, o Mustang GTD é um veículo de alta performance homologado para as ruas.

Cada detalhe do Mustang GTD é focado no desempenho aerodinâmico e na velocidade. O elemento que mais se destaca é a enorme asa traseira, que é ativa, com controle hidráulico, montada no pilar C. O uso extensivo de fibra de carbono contribui para reduzir o peso, baixar o centro de gravidade e melhorar a capacidade de resposta.

Os para-lamas, o capô, a cobertura que substitui a tampa do porta-malas, as soleiras das portas, os divisores dianteiro e traseiro e o teto são em fibra de carbono.

Os painéis dianteiro e traseiro também podem vir opcionalmente no mesmo material. O pacote aerodinâmico opcional inclui cobertura em fibra de carbono sob a carroceria e tecnologias que seriam ilegais em corridas, como abas dianteiras controladas hidraulicamente para gerenciar o fluxo de ar junto com a asa traseira ativa. O espaço que seria do porta-malas é ocupado pela suspensão semiativa, pelo sistema de controle hidráulico e pelo sistema de refrigeração da transmissão. A sua tampa é substituída por uma cobertura inspirada em corridas, com duas entradas de ar direcionadas aos trocadores de calor.

O Mustang GTD traz um V8 supercharged de 5,2 litros, com entradas duplas de ar e o primeiro sistema de cárter seco em um Mustang de rua, utilizado para manter o motor lubrificado em curvas contínuas e exigentes.

O bólido supera os 800cv.Para segura os enormes freios Brembo de carbono-cerâmica, otimizados para dissipar o calor e garantir frenagens consistentes.

O freio traseiro conta com dutos de resfriamento montados abaixo da suspensão. Por dentro, p Mustang GTD tem materiais de acabamento premium, incluindo camurça Miko combinada com couro e fibra de carbono e monitores digitais. Os bancos esportivos Recaro são complementados por paddle shifters, seletor de câmbio rotativo e placa de série feitos com titânio reaproveitado de peças de caças Lockheed Martin F-22.

O banco traseiro foi removido para reduzir o peso e criar espaço de carga. O Mustang GTD será oferecido com várias combinações de cores internas e vários pacotes externos opcionais. Ele poderá ser encomendado em qualquer cor, incluindo amostras fornecidas pelo cliente. Isso permitirá criar modelos exclusivos e dar ao carro uma presença marcante, o mais próximo possível de um Mustang GT3 de competição para as ruas.

O bólido estará disponível no final de 2024, começo de 2025, com produção limitada e preço estimado a partir de US$ 300 mil.