A operadora de planos de saúde Golden Cross, anunciou que suspenderá a comercialização de planos de saúde no Brasil a partir de 18 de junho. No entanto, não comunicou essa decisão à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que é o órgão regulador da prestação de serviços de planos de saúde no Brasil. Ainda conforme a Agência a operadora também não prestou esclarecimentos sobre a decisão.

A ANS comunicou nesta segunda-feira, 10 de junho, que aguarda as explicações da operadora de planos de saúde Golden Cross. Isso porque segundo a Agência Reguladora, a empresa e nenhuma outra em funcionamento do Brasil está autorizada a adotar a medida.

Agência quer esclarecimentos da Golden Cross

A ANS enviou na última sexta-feira, 7 de junho, um ofício solicitando esclarecimentos à Golden Cross, conforme informações repassadas à imprensa. O pedido de esclarecimentos foi feito depois de anúncios da Golden Cross serem veiculados sobre a suspensão da venda. 

“Assim, a operadora não está autorizada a suspender a comercialização de seus produtos na data anunciada (18 de junho), devendo todos aqueles que estiverem registrados na reguladora e com o status de “ativos” permanecerem disponíveis para aquisição dos consumidores, até que a suspensão seja devidamente autorizada pela ANS”, diz a agência.

Parceria da Golden Cross com Amil

A ANS informou ainda que com relação à parceria para utilização da rede da Amil pelos beneficiários da Golden Cross, não há necessidade de autorização. Isso porque já há permissão prevista na lei e normativas da saúde suplementar.

“Só é preciso comunicação à reguladora nos casos em que houver mudança do tipo de contratação (rede direta, indireta ou própria) que havia sido registrada. Como a Golden Cross informou à ANS, para atuar apenas com rede direta, seja para prestadores hospitalares quanto não hospitalares, ela precisará fazer alteração no registro junto à reguladora para utilizar a rede da Amil (rede indireta),o que ainda não foi feito”.

A ANS ressaltou que por não se tratar de transferência de carteira, nada muda no atendimento aos clientes e a Golden Cross continua responsável pela prestação de assistência. “As operadoras são obrigadas a oferecer aos beneficiários todos os serviços previstos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, de acordo com o contrato e dentro dos prazos definidos pela agência”.

A Golden Cross foi procurada mas ainda não respondeu à Agência Brasil.