nova-ford-f150-01
Picape vem nas opções Lariat e Lariat Black (Divulgação)

A Ford fez o lançamento da nova F-150, que vem com design repaginado e novidades na lista de equipamentos. Agora a picape vem nas opções Lariat e Lariat Black (a Platinum deixa de ser oferecida), que se diferenciam pelo acabamento externo escurecido na segunda opção.

O preço é de R$ 519. O desenho teve uma discreta atualização com foco na dianteira. Faróis full LED foram repaginados com a assinatura luminosa em formato de “F” (uma simpática referência à linha F-Series e à Ford) e a grade frontal tem duas barras horizontais com o novo logotipo da Ford. Atrás, as lanternas de LEDs exibem nova disposição de luzes.

A cabine permanece como era antes. Nada muda no conhecido motor Coyote 5.0 V8, que entrega 405 cv e 56,7 kgfm, bem como na transmissão automática de 10 marchas com opção de trocas sequenciais pela alavanca. Dele vem as acelerações prontas que embalam a enorme picape de 5,82 metros de comprimento com a empolgante sinfonia do V8 nos ouvidos.

Apesar do tamanho, a F-150 transmite segurança ao rodar acima dos 100 km/h e é relativamente estável para seu porte nas curvas. As médias de consumo aferidas pelo Inmetro foram de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l, na estrada. Lembrando que o tanque de 136 litros só pode ser abastecido com gasolina. Houve mudanças também na lista de equipamentos.

A nova Ford F-150 perdeu charmes como os estribos elétricos (trocados por uma peça fixa) e a tampa traseira com escada embutida. Em contrapartida, agora é importada com a tampa Pro Access, que também pode ser aberta lateralmente.

Neste caso, a abertura é realizada manualmente. Outro acréscimo é o do rebatimento da alavanca do câmbio, que permite a abertura de uma mesa embutida no apoio de braço dianteiro – no caso na versão Lariat, já que a extinta Platinum oferecia o recurso. A picape ainda vem com painel digital de 123 , head up display, bancos dianteiros com regulagens elétricas, ar-condicionado automático com duas zonas de temperatura, rodas aro 203 e central multimídia Sync 4 com tela tátil de 123 , entre outros itens.

Manobrar poderia ser uma tarefa quase impossível em alguns lugares apertados, mas os inúmeros sensores espalhados pelo veículo e o sistema de câmeras com visão em 360 graus facilitam a missão. A F-150 2025 ainda tem tração nas quatro rodas, com reduzida e sete modos de condução, inclusive um dedicado para o reboque de trailer.