
No mês em que Curitiba celebra 332 anos, a equipe do Departamento de Gestão do Arquivo Público separou algumas imagens que contam a história da cidade. Nessa segunda-feira foram compartilhadas imagens de pontos famosos da cidade, entre eles o símbolo curitibano Jardim Botânico.
O Arquivo Público é uma unidade da Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação.
Construção e inauguração do Jardim Botânico

Principal cartão-postal de Curitiba, o Jardim Botânico foi inaugurado em 5 de outubro de 1991. Na imagem, é possível ver a estufa em obras e o dia da inauguração.
A unidade de conservação abriga espécies da fauna e da flora importantes para a preservação ambiental, possui jardins em estilo francês e a icônica estufa inspirada no Palácio de Cristal de Londres.
Outro destaque é o Jardim das Sensações, criado em 2008, espaço cercado de cerca de 200 metros que proporciona um passeio sensorial. Também pode ser visitada a Galeria das Quatro Estações, que conta com plantas sazonais e um Café Senac.
Antigo Mercado Municipal

Criado em 1874, na atual Praça Generoso Marques, o antigo Mercado Municipal (no centro da foto) era um espaço importante para a compra e venda de produtos na cidade e funcionou até 1912, quando foi desativado para a construção do Paço Municipal. Suas paredes externas foram utilizadas como tapumes para a obra.
Em 2007, durante a restauração do espaço, as escavações revelaram o piso do antigo Mercado, que pode ser conhecido em quatro vitrines no térreo do Paço.
O atual Mercado Municipal de Curitiba fica no bairro Jardim Botânico. O local é referência em diversidade e qualidade de produtos, desde sua inauguração, em 2 de agosto de 1958.
Zeppelin sobre Curitiba em 1936

Registro do dirigível alemão Hindenburg sobrevoando Curitiba em 1° de dezembro de 1936, durante viagem entre a Alemanha e a América do Sul. O veículo aéreo alemão era o maior dirigível do mundo na época.
A passagem do Zeppelin pelo Paraná marcou a memória de muitos curitibanos e por anos as imagens registradas do passeio foram utilizadas em cartões-postais vendidos nas bancas da cidade. O dirigível, visto na fotografia ao lado da Catedral, explodiu em maio do ano seguinte, próximo à cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Publicado dia 22/3.