Reprodução

Um aniversário em que o presente não é para a aniversariante, mas para crianças e adolescentes que ficaram órfãos por conta da pandemia de Covid-19 ou que, mesmo tendo pais vivos, estão abrigadas em instituições. Assim será a celebração de 50 anos da capelã Erika Checan, marcada para o dia 07 de março, às 20 horas, no templo da Primeira Igreja Batista (PIB) de Curitiba.

A data dará início a uma grande campanha de arrecadação de doações para cerca de 500 menores, entre assistidos e acolhidos, de Curitiba e Região Metropolitana, e se estenderá até primeiro de maio, dando boas-vindas ao Maio Laranja, mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Será um período em que capelães da ELO Capelania também visitarão as famílias e instituições para atuar no acolhimento espiritual. “A ideia surgiu quando no dia 11 de abril de 2021 fui convidada para contar para uma menininha de 6 anos que o seu papai tinha morrido na quinta-feira e a sua mamãe no sábado, ambos por conta da Covid-19. Ao promover o acolhimento espiritual, guiada por Deus, ao lado de uma família acolhedora, com compaixão, música, história bíblica, chocolate e oração, nossa equipe e família reconheceu o valor deste memorial. Percebemos que assim como ela, muitas crianças e adolescentes estavam ficando órfãos e precisavam desse suporte também. Foi aí que ampliamos o nosso trabalho”, explica Erika.

Apesar de não existir um estudo concreto, estimativas do Conselho Nacional de Saúde apontam que, no Brasil, cerca de 113 mil menores de idade perderam o pai, a mãe ou ambos para a Covid-19. O número chega a 130 mil se forem consideradas as crianças e adolescentes que eram cuidados apenas pelos avós.

Quando falamos em órfãos de pais vivos, aquelas crianças e adolescentes que têm pais, mas que por algum motivo vivem em abrigos, o número no país chega a 30 mil, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Como a atualização dos dados de orfandade não é rápida, os números podem ser ainda maiores, chegando a 300 mil no total.

O melhor presente

A motivação de Erika Checan pode ser traduzida pela citação “quem sabe não foi para um momento como este que você está onde está?”. Emprestando sentido e propósito à existência, a capelã complementa: “A espiritualidade cristã nos move a cuidar dos órfãos. Precisamos ressignificar o conceito de geração invisível. Somos Um. Deus se importa e nós também”.

Formada em Musicoterapia e Música Sacra, a capelã atua na área pastoral há mais de 30 anos e é também a idealizadora e coordenadora da ELO Capelania no Hospital do Rocio, em Campo Largo. Na instituição, ao lado da equipe multiprofissional, pode cuidar de centenas de pessoas durante a pandemia, e também ser acolhida quando ela e o marido contraíram Covid-19. Também foi responsável pelo trabalho de acolhimento e musicoterapia no parto dos gêmeos Asaph e Anna Vitória, que nasceram em 2017 após a mãe ter morte cerebral quando ainda estava no segundo mês de gestação. “Celebrar a alta de tantos pacientes na pandemia, assistir famílias enlutadas, apoiar profissionais da saúde em parceria com igrejas, têm deixado um legado imensurável na memória das pessoas acolhidas presencial ou remotamente pela capelania”, destaca Erika.

Geração Pérola

A Campanha que inicia dia 07 recebeu o nome de “Geração Pérola: órfãos acolhidos na adversidade”, e tem ligação com a história bíblica da rainha Ester, órfã que se tornou rainha da Pérsia e foi usada por Deus para salvar o povo hebreu. Junto com as doações, as crianças e adolescentes também ganharão um livro que conta a história de Ester, uma narrativa repleta de ensinamentos e motivação de como podemos fazer a diferença no mundo, independente das atribulações vividas. A obra foi adaptada pela engenheira civil Julia Malucelli, idealizadora do instituto Ester Global, que tem como objetivo inspirar crianças institucionalizadas a fortalecerem sua autoestima e a assumirem um protagonismo intencional, superando os seus desafios.

Como ajudar?

As doações podem ser feitas por plataformas de financiamento coletivo, nos perfis:

http://vaka.me/2719087 ou

https://contribua.pibcuritiba.org.br/produtos/aniversario_solidario_erika ou,

ainda, por PIX, CNPJ 75.051.458/0001-79, com envio do comprovante para o e-mail [email protected].

Aniversário solidário Érika Checan

07 de março às 20 horas

Templo da Primeira Igreja Batista de Curitiba

R. Bento Viana, 1200 – Batel – Curitiba