SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O mau desempenho nas primárias de New Hampshire, nesta terça-feira (9), fez com que dois pré-candidatos republicanos à Presidência dos EUA desistissem da disputa: o governador de Nova Jersey, Chris Christie, e a executiva Carly Fiorina.
Christie, 53, ficou apenas em sexto lugar em New Hampshire (7,4% dos votos), mesmo após intensa campanha no Estado.
Única mulher entre os pré-candidatos republicanos, Fiorina, 61, desistiu da campanha por meio de uma mensagem nas redes sociais. Com poucas chances desde o início, ela obteve a 7ª posição em New Hampshire (4,1%). Agora, são sete os pré-candidatos do partido.
RESULTADOS
A apuração das urnas de New Hampshire, concluída nesta quarta (10), confirmou o favoritismo de Bernie Sanders e Donald Trump.
Impulsionado pelo eleitorado jovem, Sanders venceu Hillary por mais de 20 pontos porcentuais, com 60,4% ante 38% da rival. Na primeira prévia, em Iowa, Hillary havia vencido por apenas 0,3 ponto porcentual.
Após ser derrotado pelo senador Ted Cruz (Texas) em Iowa, Trump venceu com facilidade em New Hampshire, com 35,3%. Em segundo apareceu John Kasich, governador de Ohio e de perfil moderado, com 15,8% -desempenho que pode dar algum fôlego à sua pré-candidatura, até então pouco destacada.
Cruz ficou em terceiro, com 11,7%, e o ex-governador da Flórida Jeb Bush em quarto, com 11%. Bem cotado após um importante terceiro lugar em Iowa, o senador pela Flórida Marco Rubio acabou em quinto, com 10,6%, aparentemente rejeitado por parte do eleitorado após mau desempenho em debate no sábado (6).