O Paraná foi o destaque da região Sul no crescimento de vagas em agosto, com geração de 12.259 empregos celetistas, equivalente a um aumento de quase 0,50% se comparado ao mês anterior, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Os setores de Serviços (+4.215 postos), Comércio (+3.917 postos) e Indústria de Transformação (+3.327 postos) concentraram a geração de vagas de emprego formal. A série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, apresentou nos primeiros oito meses do corrente ano um acréscimo de 99.698 postos (+3,86%), elevando o índice da Região Sul, classificando-a com bom desempenho.  

Seguindo a série ajustada, verificou-se nos últimos 12 meses uma ampliação de 3,03% no nível de emprego, o que equivale a criação de mais 78.848 novas oportunidades de trabalho no Estado.

Para o superintendente do Trabalho e Emprego do Paraná, Neivo Beraldin, esta diretriz do mercado de trabalho retrata que o país está se movimentando, gerando fluxo e oportunidades. Insisto em dizer que os trabalhadores precisam estar atentos às oportunidades e também se reciclar, pois com qualificação o perfil do profissional poderá ser aproveitado com êxito e rendimento, finaliza 

Dados nacionais – No Brasil foram gerados em agosto mais de 127 mil empregos formais, ou seja, um crescimento de 0,32% em relação ao mês anterior, superando também os números do mesmo período do ano passado. Este quadro comportamental se deve à interação dos fatores conjunturais e sazonais. A estimativa entre admissões e desligamentos foi favorável. Assim, o balanço do CAGED aponta que nos últimos 12 meses, o aumento foi de 937.518 postos de trabalho, correspondendo à elevação de 2,36%. Os setores que mais contribuíram foram o de  Serviços (+64.290 mil postos de trabalho), Comércio (+50.070) e Indústria de Transformação (+ 11.347).