SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Cinco dos seis reservatórios monitorados pela Sabesp apresentaram queda no nível de armazenamento neste sábado (29), de acordo com dados da própria companhia. Apenas o sistema Rio Claro permaneceu estável, com um volume de 60,4% de sua capacidade.
As maiores quedas, de 0,2 ponto percentual, foram registradas nos sistemas Guarapiranga e Rio Grande, que acumulam 68,2% e 82% de suas capacidades, respectivamente. Já os sistemas Cantareira, Alto Tietê e Alto Cotia tiveram quedas de 0,1 ponto percentual.
Desses três reservatórios, a pior situação continua sendo a do Cantareira, que soma apenas 12,1% de seu volume total. Também em situação crítica, o sistema Alto Tietê opera com 14,1% de sua capacidade. Por sua vez, o Alto Cotia acumula 53,8% de seu volume.
MEDIÇÃO DO CANTAREIRA
O percentual usado na medição do sistema Canteira tem como base a quantidade de água naquele dia e a capacidade total do reservatório, de 1,3 trilhão de litros e que inclui o volume útil (acima dos níveis de captação) e as duas cotas do volume morto (reserva do fundo das represas, captadas com o auxílio de bombas).
Até então, o índice considerava o volume morto apenas na quantidade disponível, e não na capacidade total -sem ele, o sistema tem capacidade de 1 trilhão de litros de água. Essa é uma das três metodologias que a Sabesp usa atualmente para divulgar o volume do reservatório.
A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.
TEMPO SECO VOLTA
Embora a cidade de São Paulo tenha registrado na quinta-feira (27) a maior chuva do mês, o tempo seco deve prevalecer nos próximos dias, segundo previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão ligado à prefeitura. Também não há expectativa de chuva na capital neste sábado.
A umidade relativa do ar em São Paulo pode chegar a 30% no domingo (30) e na segunda-feira (31).