Uma grande galeria de arte urbana a céu aberto é instalada em Curitiba. É o projeto Muros Visuais de Curitiba, que pretende melhorar a estética urbana com desenhos e reproduções de obras de arte em muros pichados da cidade. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Instituto Municipal de Turismo (Ctur), a Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (Apap-PR) e a Fundação Cultural de Curitiba.

Neste sábado, um grupo de artistas trabalhou num muro da Escola de Educação Especial Vivian Marçal, na Rua Mamoré, 1066, nas Mercês. Dividida em duas etapas, a colocação terminará no sábado seguinte, dia 2 de agosto. O prefeito Gustavo Fruet postou uma imagem dos trabalhos na escola especial na sua conta do Twitter.

O projeto já pode ser visto em outros locais da cidade. Um deles é a Rua Belo Horizonte, no bairro do Batel. Também já foram feitas intervenções em muros das avenidas Winston Churchill e Wenceslau Braz, em parceria com uma agência dos Correios e uma empresa de teletáxi.

Segundo o presidente da Apap-PR, Osmar Carboni, o projeto acontece em locais autorizados e possibilita à comunidade o acesso à criação autoral de artistas da cidade. A expectativa é de levarmos para as ruas mais de mil obras, numa ação inédita, informa.

O público poderá interagir via mídias sociais, pois em cada uma das imagens plotadas constará um código QR (Quick Response) – código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares, remetendo a conteúdos publicados na internet. Nesse caso, o código indicará o link https://www.facebook.com/murosvisuais, a partir do qual qualquer pessoa poderá publicar no Facebook e interagir com os autores das obras.

Além de valorizar as artes visuais, o projeto tem a intenção de combater a pichação – tema que é objeto de ação contínua da Prefeitura, em parceria com outras entidades.

Jovens e adolescentes flagrados em ato de pichação são encaminhados para um programa que inclui palestras e recuperação dos locais pichados. A medida é uma punição socioeducativas e conta com o apoio do Ministério Público do Paraná, da Associação Comercial do Paraná (ACP), da Associação de Condomínio Garantidos do Brasil (ACGB), e das Secretarias Municipais de Defesa Social, Governo, Meio Ambiente, Trânsito, Cultura, Esporte Lazer e Juventude.

Denúncias de pichação devem ser encaminhadas pelo 153, da Guarda Municipal.