Pesquisa realizada pelo Instituto Datacenso entre os dias 29 e 31 de julho sobre o comércio de Curitiba na semana do Dia dos Pais, revela expectativa de aumento de 5% nas vendas para a data em comparação com o mesmo período do ano passado. Este ano, os consumidores estarão dispostos a desembolsar um valor maior para presentear os pais: R$ 138,94 em média – 3% a mais que em 2012, quando o valor médio ficou em R$ 133,60. Com esta cifra, 61% dos consumidores pretendem gastar mais com o presente. 

De acordo com os comerciantes, a previsão positiva em relação às vendas é explicada, principalmente, pela variedade de produtos para o Dia dos Pais, novas coleções e lançamentos (30,7%); realização de promoções e descontos (29,7%) e o frio rigoroso que amplia as vendas (12,9%).

De acordo com os 200 consumidores ouvidos, os principais produtos comprados serão roupas (49%), calçados (15%), perfumes (11%), eletrônicos (6%) e celular/smartfones (4%).

Como estratégia para atrair maior quantidade de clientes, uma grande fatia de comerciantes (76%) irá preparar alguma promoção para a data, bem como oferecerá descontos para pagamento à vista (51%).

Os resultados foram apurados em pesquisa realizada sob a coordenação técnica do economista Cláudio Shimoyama, que é também consultor da Associação Comercial do Paraná (ACP), entidade mantenedora da pesquisa.