O Atlético Paranaense viaja nesta sexta-feira (dia 23) para a Espanha, onde disputará dois torneios e três partidas amistosas. A principal novidade na lista de 21 jogadores é o atacante Douglas Coutinho. A ausência é o meia-atacante Nikão, um dos três reforços para 2015. Dos novos contratados, só o lateral-direito Daniel Borges está na relação. O zagueiro Lula ficou com o grupo sub-23, que disputará o Campeonato Paranaense. O clube não explicou a ausência de Nikão.

No final de 2014, Coutinho teve 70% dos direitos econômicos adquiridos pelo Doyen Group. O grupo de investimentos pretende colocar o jogador no futebol europeu. O Ajax, da Holanda, é o destino mais provável. A janela de transferências do futebol europeu fecha em 31 de janeiro. Se o jogador não se transferir nesse prazo, ficará no Atlético até junho.

Ele tinha a perspectiva de negociação de clubes interessados, mas as coisas não evoluíram. A gente bateu um papo e achou interessante ele ir (para a Espanha), até mesmo para ele já ir se ambientando. Às vezes, para ele fazer um grande torneio lá e até mesmo facilitar essa aparição de novos clubes, disse o técnico Claudinei Oliveira, à RPC. Se não aparecer nada para a gente, nós ganhamos um reforço, porque o Douglas é um jogador com muita qualidade e potencial. As portas vão estar sempre abertas a ele aqui. Se as coisas acontecerem ou não, vamos torcer pelo sucesso dele, afirmou.

Outras novidades da lista são o goleiro Warleson, o lateral Michael e o meia Bruno Mota, todos do sub-20. O lateral uruguaio Olaza viaja após renovar contrato por mais um ano – até o final de 2015.

OS 21 DA PRÉ-TEMPORADA NA ESPANHA
Goleiros: Santos, Warleson e Weverton
Zagueiros: Cleberson, Gustavo e Rafael Zuchi
Laterais: Daniel Borges, Lucas Olaza, Michael e Natanael
Volantes: Deivid, Hernani, Otávio e Paulinho Dias
Meias: Bady, Bruno Mota e Felipe
Atacantes: Cléo, Dellatorre, Douglas Coutinho e Edigar Junio

A PRÉ-TEMPORADA DO ATLÉTICO NA ESPANHA
Casino Marbella Cup
25/01 12h Atlético x Benfica Luanda (Angola), Estádio San Pedro, em Marbella
27/01 13h Atlético x Guangzhou Evergrande (China), Estádio Sancti Petri Golf, em Cádiz
31/01 16h30 Atlético x Suwon Samsung Bluewings (Coreia do Sul), Estádio Marbella

Marbella Cup
03/02 13h Atlético x IF Elfsborg (Suécia), Estádio Marbella
07/02 9h Atlético x Lokomotiv Moscou (Rússia), Estádio La Cala Golf, em Marbella
09/02 13h Atlético x Dínamo Bucareste (Romênia), Estádio Marbella

Amistosos
13/02 13h Atlético x Dínamo de Kiev (Ucrânia)
15/02 13h Atlético x CSKA (Rússia)
18/02 13h Atlético x FC Krasnodar (Rússia)
*horários de Brasília