Reabriu em 24 de abril o Faro de Moncloa, em Madri, que recebe visitantes como novo atrativo da capital espanhola. O farol reabriu para quem quer ver Madri e o skyline madrilenho a mais de 90 metros de altura, na torre de iluminação.

O Faro de Moncloa foi construído para comemorar Madri como Capital Européia da Cultura em 1992. Do alto dá para ter uma panorâmica sobre o Palácio Real, o edifício da Telefônica da Gran Via, e os espaços naturais, como o Parque do Oeste, Casa de Campo, Monte del Parto e até mesmo o Parque Nacional da serra de Guadarrama.


No alto da torre de Madri, um restaurante com vista

É a empresa municipal Madrid Destino a encarregada da nova atração de Madri. Há visitas guiadas entre 9h30 e 13h30, em espanhol e inglês. No interior da torre, placa com reprodução dos 50 edifícios mais importantes, com dados e curiosidades, destacando Torrespaña, Palácio de Cibeles, cemitério San Isidro. Veja em www.esmadrid.com/faro-de-moncloa


DESTAQUES

MAIS VOOS TAM
Lima-Orlando, São Paulo-Barcelona, São Paulo-Toronto, as novidades nas asas da Tam. São Paulo-Toronto começa operação em 20 de junho; Lima-Orlando, atendendo passageiros de Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Santiago do Chile, La Paz e Santa Cruz (Bolívia), Assunção no Paraguai, todos podendo fazer escala em Lima na viagem para Orlando, com tempo de conexão menor do que 1 hora e 40 minutos.

São Paulo-Toronto, desde abril, e São Paulo –Barcelona (outubro) são voos que colocam a América do Norte e a Europa ainda mais perto dos turistas brasileiros. Outra novidade: o cartão azul Tam Fidelidade é agora eletrônico, permitindo baixar o aplicativo Tam Airlines no celular.


Vulcão no Alasca acabou melhorando a terra com as cinzas depositadas, que chegaram a dois metros de altura

MAIS TURISTAS BRASILEIROS NOS USA
Foram mais de um milhão de vistos emitidos para brasileiros em 2014, representando 6% a mais do que no ano anterior. Ávidos de usar as orelhonas de Mickey, os brasileiros se encarregaram de garantir, pelo terceiro ano consecutivo, a marca de um milhão de vistos anuais emitidos no nosso país.

Só a American Airlines tem 95 voos semanais partindo do Brasil, nos aeroportos de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Curitiba e Porto Alegre.

GASTRONOMIA NAS ALTURAS
Até 15 de outubro, aproveitando a chegada do verão, quem visitar a capital francesa vai poder admirar uma bela panorâmica de Paris, degustando coisas boas: está aberto o La Terrasse, área ao ar livre no 8º andar da Galeries Lafayette Boulevard Hausmann. É curtir a paisagem urbana, tomar sol e experimentar a gastronomia variada dos cardápios.

La Porte des Indes é também novidade, na parte interna do prédio, junto dos belos vitrais famosos. Com unidades em Londres, Dubai e Bruxelas, é uma instituição da cozinha indiana. O cardápio mostra a combinação das ex-colonias e entrepostos de comércio franceses, desde a Cashemira até Pudercheny, com sabores indianos. O menu inicia em 14,90 euros.

Mas se suas raízes– ou interesses – forem outros, agora está disponível o Bagel Corner, com suas declaradas marcas culturais no pão-rosca e seus recheios: salmão, veggie, peito de peru. Na sobremesa, cheesecakes e donuts, para os que vão até Paris e ficam logo com saudades de Orlando e da Disney.

Para todos, independentemente de suas origens, o Alto Café, para um expresso preparado por baristas diplomados. Há como opções, frapés, sorvetes, sucos de frutas frescas e refrigerantes.


Também com vista o restaurante no terraço da Galleries Lafayette, em Paris, que abre agora para a temporada de verão

VULCÃO NO ALASCA
Em Katmai, sul do Alasca, à sombra dos vulcões adormecidos, a primavera é sempre igual. Nos primeiros dias de março a força do inverno começa a suavizar. Nos meses seguintes, uma terra sempre gelada volta lentamente à vida.

Com o aquecimento da água, os ovos de salmão despertam. Os ursos param de hibernar e, com a proximidade do verão, o ciclo da vida vai sendo completad.o. Após dois anos nos lagos do interior, as ovas do salmão se transformam em filhotes e começa a jornada em direção ao oceano. E os cisnes da tundra vêm do sul, para construir ninhos e procriar.

Um vulcão adormecido fica a cerca de 30 quilômetros no interior da cabeceira de um vale fértil. No inverno de 1911, os nativos aleútes da Península do Alasca notaram que o monte Katmai estava espantando os animais. Em junho a terra começou a tremer. E a 110 quilômetros de distância, na ilha Kodiak, os 500 habitantes locais preparavam a temporada do salmão.

No dia 6 de junho de 1912 o vulcão entrou em erupção e centenas de habitantes da ilha correram para o porto, tentando se salvar. Mas o único navio disponível ficou completamente lotado e começou a afundar. Após três dias de total escuridão, o sol finalmente apareceu e toda a região ficou coberta com uma camada de cinzas, sinal de uma das maiores erupções da história da humanidade.

Se uma erupção semelhante acontecesse em Nova York, cobriria a Filadélfia com 30 centímetros de cinzas e deixaria a cidade sem energia elétrica durante 60 horas. Os habitantes de Chicago ouviriam a explosão e Nova York desapareceria.

Para os habitantes da região de Katmai, que sobreviveram, tinham uma única pergunta: como a chuva de cinzas afetaria a vida na reião? Uma expedição patrocinada pela National Geographic Society, liderada pelo botânico Robert Griggs, cheou a Kodiak para descobrir como as várias formas de vida estavam se adaptando às mudanças de água e de solo.

A surpresa: a erupção de Katmai que havia sido uma das maiores enfrentadas pela humanidade, quatro vezes maior do que a de Pinatubo, acabou sendo um benefício. Jamais se viu tanta grama, tão alta e prematura, nem tantas frutas, depois das cinzas.

O ALASCA DE SONHOS
Geleiras, baleias, ursos, florestas, montanhas. É o Alasca de sonhos, o Alasca ao seu alcance. Pagando 2.759 dólares por pessoa, dá para passar 10 dias a bordo do sofisticado navio Regata, da Ocean Cruises, companhia famosa pelos bons serviços a bordo.

É lembrar a corrida do douro de Skagway e Juneau. É a cultura nativa de Ketchikan, é o charme de Stika. Curtindo a boa vida a bordo. Há uma saída em 15 de junho, de Seatle a Seatle. Outra em 25 de junho. O cruzeiro que inicia em 3 de agosto parte de Seattle para Vancouver e a viagem marcada para iniciar 13 de agosto vai fazer o roteiro Vancouver- Vancouver. Peça detalhes pelo [email protected]. Ou acesse www.oceaniacruises.com