Imagem divulgação YouTube

Mesmo sem provas graduadas a reunião deste sábado (21) do Hipódromo da Gávea foi muito animada e proporcionou muita torcida na maioria de seus páreos, com destaque para o 6° da programação, onde a diferença do primeiro para o quarto colocado foi de apenas "uma cabeça".

Mas o que mais chamou a atenção foram os animais criados pelo Haras Santa Maria de Araras, que cruzaram o disco na primeira colocação em 3 das 9 provas, além de chegarem na segunda colocação em duas oportunidades. A última delas (no 9° páreo), separando o primeiro do segundo – ambos de criação do Araras – por diferença mínima.

A primeira vitória veio em uma das carreiras com melhor índice técnico da reunião. Etóile Des Etóiles vinha de firme vitória, porém enfrentava a parelha do Haras Santa Rita da Serra, que contava com a "clássica" Famosa Carmem e com Friendly's, que também já figurou em provas graduadas.

Kaiak largou como se fosse uma prova de penca e abriu grande vantagem para as demais competidoras, mas aos poucos Etóile Des Etóiles e Famosa Carmem foram se aproximando até que superassem a égua do Haras Nacional e protagonizassem reta incrível, na qual a crioula do Santa Maria de Araras e de propriedade de André Luiz Dumortout de Mendonça livrou cabeça para Famosa Carmem.

Cristina Resende apresentou a filha de Wild Event na Rolete Ricci em grande forma, assim como W.S. Cardoso deu brilhante direção a mesma, que marcou 1m29s20 para os 1.500 metros (grama leve). Completaram o placar Friendly's, Kaiak e Kondar Sixty One.

Outra prova que comprovou a qualidade da criação do Araras foi o 4° da programação, disputado em 1.600 metros, pista de grama. A parelha do Araras dividia a preferência dos apostadores com Madame Galette, que defende as cores do Stud Selma Ferreira.

Na partida Gal, que fazia sua estreia largou com atraso, deixando a missão de defender a poule de 1,70 para sua companheira de farda Grandeza, que depois de assistir de perto Saga Olímpica dominar as ações assumiu a ponta na entrada da reta para não ser mais incomodada.

Na segunda colocação chegou Madame Galette, também criada pelo Haras Santa Maria de Araras e que teve uma reta atribulada, ficando com a vitória "na boca" para a próxima. Completaram o placar Odessa, Pat Biruta e Hanalei Bay.

Grandeza é uma fêmea de 3 anos, alazã, filha de Put It Back em Vanua Levu. Foi pilotada por W.Blandi e apresentada em grande forma por Cristiano Oliveira, que deve começar a prepará-la para uma prova graduada.

Mas o que mais chamou a atenção – e que deu o título a essa matéria – foi o último páreo, para produtos de 4 anos sem mais de 2 vitórias. Com um campo muito interessante que contava com Lisarb, Fearofgod e Flamengo Purse, coube a Fofão, um filho do Adriano na ótima Time To Fly arrematar de maneira sensacional para cima de outra criação do Araras (Flacka) e vencer por diferença mínima.

O grande destaque deste páreo foi o jóquei Carlos Lavor, que sem passagem por dentro teve que praticamente "parar" Fofão e tirá-lo por fora para vencer bela carreira. Apresentado em grande forma por Luis Esteves, o neto de Roi Normand marcou 1m16s46 para os 1.300 metros (grama). Completaram o placar Lisarb, For Finish e Obsène.

Hors concours:

Toda corrida tem sua emoção, desde com o cavalo vencendo por larga vantagem até com a chegada sendo muito disputada. A vitória de US Trick no 5° páreo foi muito emocionante, com Carlos Lavor e Vagner Borges dando um verdadeiro show nos metros finais. Mas a chegada do 6° páreo foi "hors concours”, com quatro animais chegando emparelhados ao disco final.

A vitória ficou com Messiânico, que largara mal e que conseguiu arrematar no último pulo, mas durante a prova vários animais deram "fila" de vitória. O primeiro foi Cravo Negro, que terminou a variante como ponteiro. Depois foi a vez de Jade Runner dominar o páreo, quando Viseu Thunder buscava uma passagem por dentro.

E ele encontrou quando Cravo Negro começou a parar, vindo brigar com o defensor do Stud Palura pela primeira posição, até que surgiram Messiânico e Táxi Lunar "voando" pelo lado de fora. E assim cruzaram o disco final, sem que ninguém cravasse o vencedor desta fantástica carreira (um Claiming Categoria "K" foi a prova mais emocionante do dia).

Notas de louvor para o aprendiz M.Mesquita, que mesmo com a adversidade na partida conseguiu a vitória. Treinado por R.Marques, Messiânico é um castanho de 6 anos filho do ótimo Tiger Heart em Megalópole. É de criação de Carlos dos Santos e de propriedade do Stud Tavile.

Os resultados completos você encontra CLICANDO AQUI.