Site JCPR por Emanuelle Mattos

O Jockey Club do Paraná abre suas portas pela penúltima vez no ano para uma comemoração muito especial. No dia 02 de dezembro o clube completa 146 anos de fundação. Antes, no domingo, dia 1° de dezembro, nove provas e uma grande festa estão programadas para comemorar a data.

Segundo clube de corridas mais antigo do Brasil, o Jockey Club do Paraná fez e faz parte da história de Curitiba. A primeira decolagem e pouso de um avião na cidade aconteceram em sua pista, localizada no Hipódromo do Guabirotuba, ainda no início do século XX.

Nesta mesma época aconteceu o primeiro jogo do recém-fundado Coritiba Football Club dentro das dependências do Jockey. O local utilizado para a implantação do campo de jogo foi o miolo da pista do Guabirotuba.

E não foi só o Coxa que teve sua história ligada ao Jockey. O Internacional Football Club, uma das equipes que se fundiram para dar origem ao Clube Athletico Paranaense, foi fundado por Joaquim Américo Guimarães dentro da sede do Jockey, que ficava localizada no Centro de Curitiba. Joaquim Américo era um grande turfista.

Na história bem mais recente tivemos o Jockey alinhando uma parceria com um grupo de construtoras, que culminou no maior shopping center do Sul do Brasil, o Jockey Plaza Shopping.

Enfim, muitas autoridades, políticos, atores e atrizes, além de personalidades dos mais diversos segmentos passaram pelo Jockey Club do Paraná nestes 146 anos. São tantas que seria difícil citá-las sem esquecer alguém. Um patrimônio da cidade de Curitiba e dos curitibanos, que podem se divertir assistindo as corridas de cavalos com entrada e estacionamento gratuitos.

Pegasus Brasil vai parar o país:

Os olhos dos turfistas brasileiros estarão apontados para o Jockey Club do Paraná no próximo domingo, dia 1° de dezembro. E não e para menos, afinal a prova com maior dotação em pista de areia do país – R$ 200 mil – acontece no Hipódromo do Tarumã às 17h30.

São 12 animais inscritos, com vários destaques. Art Dollar reaparece após ser consagrada como líder da geração no Hipódromo do Tarumã. Bandoleiro Grego está invicto em três atuações, inclusive vencendo a prova preparatória.

A parelha Campelanda/Valdés também vêm muito forte para esta prova, assim como o “gaúcho” In Chief, Domaine Carrillon, Strada, Ramones, Quasimodo, Standship, Ulrich Ralph e Kopenhagen.

Além da Pegasus Brasil teremos mais oito provas, com início às 13h30 e previsão de término às 19 horas. Será realizado um almoço de aniversário no Salão Almeida Prado, com convites ao valor de R$ 90,00 no sistema “all inclusive”. Também será disponibilizada uma praça de food trucks e toda a estrutura do clube.

O Jockey fica na Avenida Victor Ferreira do Amaral, 2299, Tarumã, e frente ao Estádio do Pinheirão. A entrada e o estacionamento são gratuitos.